quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jogatina no Twitter


E aí, galera, já estão seguindo o Jogatina no Twitter? Ainda não? Então sigam AGORA!

Além de interagir com outros jogadores que curtem os mesmos jogos que você, o Twitter do Jogatina também é mais um espaço onde você pode dar a sua opinião sobre os nossos jogos, ensinar dicas e saber das novidades, inclusive aqui do blog. Legal, né?

No nosso perfil, ainda dá pra acompanhar nossos posts do Facebook, falando de todos os jogos que tem no site. Tá esperando o que pra começar a seguir a gente? http://twitter.com/jogatinasite

Aproveitem e contem pra gente quais outras redes sociais vocês mais gostam! Tem algum lugar onde vocês gostariam de ver o Jogatina marcando presença? Comentem aqui mesmo nesse post com as ideias! 


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novos avatares: e os femininos, onde estão?

Já viram os novos avatares do Jogatina? Sentiram falta de mais opções femininas? Fiquem tranquilos: isso é só o começo!

Como vocês devem ter percebido, estamos redesenhando nossa legião de avatares para que fiquem com um visual novo e moderno (confira na imagem abaixo um exemplo)! Por isso, na semana que vem já teremos 6 novos modelos, entre os quais vários femininos! Vocês vão adorar!



Então, enquanto as belezuras femininas não estão disponíveis, que tal votar no seu preferido agora? Lembre-se na semana que vem tem mais e você poderá votar de novo!

Aproveite e troque o seu agora! É muito simples!

Para montar seu avatar, é só acessar a área “Gerenciar Conta” e clicar em “editar” na linha do Avatar. Escolha o seu avatar preferido e clique em “Alterar Avatar”.

Pronto,  jogue e mostre para todo mundo a novidade!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O que é snooker?


O snooker é uma variação da sinuca e surgiu em 1875 na Índia. Soldados ingleses entediados e posicionados no país, mais especificamente em Jubbulpore, decidiram acrescentar bolas coloridas ao bilhar tradicional, para criar um jogo de maior duração. Assim, além das 16 bolas tradicionais (15 vermelhas e uma preta), o esporte foi criado com outras 5 bolas: amarela, verde, rosa, marrom e azul.



A bola branca é a única que pode ser tocada pelo taco


Regras do snooker

Assim como no caso da sinuca e do bilhar, a única bola que pode ser tocada diretamente pelo taco é a branca. Os jogadores devem acertar as bolas alternadamente, até que não sobrem vermelhas na mesa. A partir desse momento, é a vez de as coloridas serem encaçapadas por ordem númerica. Porém, caso ainda reste uma bola vermelha na mesa, as coloridas voltam para o jogo mesmo quando encaçapadas.

Vence o jogador que tiver mais pontos após o fim da partida. No entanto, abandonos são recorrentes, já que pelas regras do jogo, é muito difícil reverter o placar após o fim das bolas vermelhas. Isso talvez explique o motivo deste esporte nunca ter tido muito sucesso com os brasileiros, que não gostam de desistir antes da hora.

As regras vestimentárias para jogar são extremamente rígidas. Os competidores devem vestir camisas sociais bem passadas, um colete sem mangas, calça preta e sapatos limpos. A gravata borboleta é quase sempre obrigatória. Apesar de parecerem engraçadas para o público mais jovem, essas regras são levadas a sério pelos jogadores, que gostam de enfatizar a seriedade do seu esporte. Diz a lenda que um jogador de snooker deve ser um verdadeiro gentlemen. Quando o árbitro não vê um erro, por exemplo, ele deve sinalizar, mesmo que seja contra ele. Muito diferente dos jogadores de futebol, não é?


Onde jogar snooker?

  • Historicamente, existem muitos praticantes do esporte em países com influência britânica, como Austrália, Índia, Irlanda e Canadá, além da própria Inglaterra. Nos últimos anos, com a popularização da transmissão de campeonatos pela televisão, o snooker cresceu em popularidade na Ásia, principalmente na China e na Tailândia.



  • No Brasil, o jogo é amplamente superado pela sinuca brasileira, cuja versão online você encontra gratuitamente no Clube da Sinuca do Jogatina.

E ai, agora que você já sabe o que é snooker, que tal uma partidinha?

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vencedores da Copa do Mundo de Tranca


Como postado no começo desse mês, a Copa do Mundo de Tranca organizada pelos próprios usuários do Jogatina aconteceu na semana passada e a classificação ficou assim:

Campeão:  FR. Tonny

Segundo lugar: DG Pé de Pano

Terceiro lugar: CV Kibela

Parabenizamos todos os participantes do torneio, que demonstraram que amizade e diversão caminham lado a lado! Para os interessados,  a 4ª Copa do Mundo de Tranca, que começa em setembro, já está sendo preparada.

A competição é organizada por iniciativa pessoal dos usuários e é administrada por Mangueira, Luana, Jaque, Thaynna, Loirah e Japa.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Baralho de 1922 é destaque em exposição no Museu Histórico Nacional

Uma exposição impecável, que celebra os 90 anos de existência de um dos museus mais importantes da história do nosso país. Inaugurada em 02 de agosto de 2012, a exposição "Museu Histórico Nacional - 90 anos de histórias" apresenta, entre outros 350 itens, um baralho de 1922 com imagens do Rio de Janeiro, criado como souvenir do Centenário da Independência do Brasil.

Em 1922, cem anos após nossa independência, o então presidente Epitácio Pessoa criou o Museu Histórico Nacional, com o objetivo de explicar a construção da história do país, por meio de relíquias como moedas, condecorações, medalhas, uniformes militares, pinturas históricas, documentos e louças brasonadas, entre outros objetos.

E é justamente um desses itens que merece um olhar especial por parte dos apaixonados pelo carteado: as cartas com imagens do Rio de Janeiro antigo. O raro baralho remete ao passado de uma Cidade Maravilhosa encantadora, que até hoje povoa a memória de muitos brasileiros.

Na exposição "Museu Histórico Nacional - 90 anos de histórias", também estão presentes os primeiros objetos do acervo do museu, como a tradicional casaca de Senador da época do Imperador D. Pedro II, e os mais recentes, como um uniforme de gari da Comlurb. Sem exageros, trata-se de uma oportunidade única de rever e entender como foi construída a identidade histórica do povo brasileiro.

O Museu Histórico Nacional, localizado na Praça Marechal Âncora, no Rio de Janeiro, é aberto ao público de  3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos para exposições custam R$ 8, e o pacote Ingresso Família (dois adultos e dois estudantes) pode ser adquirido por R$ 20.
Aos domingo, no entanto, a entrada é franca. Aproveitem, pois cultura também é diversão, e diversão é Jogatina!


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os 7 mandamentos do jogador de buraco

Pouca gente acredita, mas o jogo de buraco online envolve muito mais do que comprar cartas e formar canastras. É um jogo de cartas tradicional, onde o respeito e a ética têm um peso muito grande. Por ser oriundo da família brasileira, o buraco valoriza jogadores honestos e cordiais. 

A equipe do blog separou os 7 mandamentos do jogador de buraco - que você encontra na nossa página exclusiva de dicas e conselhos http://bit.ly/OsV3rT para que você se torne um jogador ainda melhor!


1. Espírito de equipe. Não seja individualista, lembre-se que do outro lado da mesa seu parceiro também deseja a vitória. Seja generoso e solidário no seu jogo. “Não pense no que seu parceiro pode fazer por você, e sim no que você pode fazer por ele”.

2. Rapidez mental. Nem todas as rodadas acontecem como previsto. Por isso, esteja pronto para adaptar seu jogo ao inesperado e tenha sempre mais de uma jogada prevista. “O inesperado só favorece as mentes preparadas”.

3. Memória treinada.  Treine sua memória para saber as cartas que já passaram pelo lixo, os naipes que seu parceiro de jogo está comprando ou as cartas que seus adversários têm em mãos. Tente lembrar o máximo de informações possíveis. “Informação é poder”.

4. Equilíbrio emocional. Se estiver perdendo, não se desespere. Se estiver vencendo, não se empolgue. Quando tiver cartas ruins na mão, espere. Quando tiver cartas boas, fique tranquilo. Um bom jogador mantém a serenidade em todas as situações no buraco online. “O equilíbrio emocional permite apreciar e entender o significado de cada situação, seja ela adversa ou favorável”.

5. Atenção. Não se desconcentre, os erros mais comuns nascem da desatenção. Fique atento, observe bem o jogo, mantenha o foco. “Nos jogos de cartas, a desatenção é a moldura da derrota”.

6. Respeito ao adversário. Seja educado, gentil e honesto. O adversário não é seu inimigo. Um comportamento ético é qualidade essencial para qualquer jogador. “Sempre é mais valioso ter o respeito que a admiração das pessoas”.

7.Entusiasmo.  O buraco é um jogo social, no qual os participantes interagem constantemente. Se você estiver negativo, trará cartas e jogos negativos. Jogue sempre com entusiasmo, leveza e descontração. “O entusiasmo é a maior força da alma. Sem ele, jamais conseguirás o que desejas”.

Você costuma seguir esses mandamentos? Acha que está faltando algum? Conte pra gente: blogjogatina@gmail.com.


“Na vida do jogador, há dias de ganhar e de perder; dias de muito e dias de pouco. Ele jamais saberá se ganhará ou perderá com antecipação. O bom jogador sabe ganhar muito e perder pouco. Sabe quando deve atacar e quando deve recuar, como um estrategista” Waldir de Lima, autor do livro “A teoria do jogo de buraco”

História do Buraco

A invenção do jogo de buraco não pode ser determinada com precisão. Sabe-se que a primeira versão do jogo foi criada no Uruguai em 1939, por Segundo Sanchez Santo e Alberto Serrato. Nos anos 40, o jogo rapidamente ganhou novos fãs, cruzou as fronteiras e chegou ao Brasil, onde passou a ser chamado de buraco. Atualmente, é o jogo de cartas mais popular do nosso país, além de ser praticado por milhões de pessoas em todo o planeta.

Sanchez Santo, um advogado, e Serrato, um arquiteto, se encontravam diariamente no Jockey Clube de Montevidéu, no Uruguai, para disputar partidas de bridge depois do trabalho. Porém, como achavam o jogo muito demorado e cansativo, decidiram criar seu próprio jogo de cartas. Os dois começaram a imaginar um jogo ágil, com uma dinâmica rápida, que facilitasse a interação e a troca de ideias entre os participantes.Tentaram diferentes formatos antes de convidarem Arturo Gomez Hartley e Ricardo Sanguinetti para uma partida de teste. 





O resultado dessa aventura foi a criação da canasta, com regras muito similares as do buraco que é praticado hoje em dia. Diz a lenda que Sanchez Santo batizou o jogo com esse nome em homenagem ao cesto de pão - canasta, em espanhol - onde guardavam as cartas.

Origens do jogo

Como na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, é lógico que as regras do buraco não surgiram do nada. Além do bridge, o buraco bebeu da fonte do rúmi, que é um jogo criado no início do século XX e muito conhecido nas Ilhas britãnicas. O nome, inclusive, deriva da expressão rum poker (estranho poker), usada pelos ingleses. Atualmente, existem cinco versões do rúmi, praticadas até hoje: o rúmi fundamental, rúmi 500, rúmi contrato, rúmi knock e conquián. Para alguns estudiosos, o jogo britânico é o precursor do buraco.

Você sabia disso? Que tal contar para seus amigos e tirar onda de especialista em história? Aproveite mais essa dica especial do Blog do Jogatina!

Copa do Mundo de Tranca organizada por usuários!

No último post, apresentamos para vocês o Mangueira, um dos membros mais antigos da comunidade Jogatina, e ele contou que atualmente organiza a Copa do Mundo de Tranca.

A 3a edição do torneio de cartas - que foi elaborada pelos próprios jogadores de forma extra-oficial - será realizada entre os dias 06 e 14 de agosto, sempre às 22h. Dezesseis grupos, com 4 membros cada - em um total de 64 participantes - disputam o prêmio máximo. Cada rodada acontece em sistema de mata-mata e melhor de 3, ou seja, quem perder está eliminado.

A Copa do Mundo de Tranca é organizada por iniciativa pessoal dos usuários e é administrada por Luana, Jaque, Thaynna, Loirah, Japa e o próprio Mangueira;


Confira abaixo as primeiras rodadas do torneio:

Dia 06/08/2012 - 22h

Jogo 1
Grupo FRIENDS X Grupo DG

Jogo 2
Grupo FC x Grupo ASA

Jogo 3
Grupo CG  X Grupo AT

Jogo 4
Grupo SG  X Grupo DA


Dia 07/08/2012 - 22h

Jogo 5
Grupo G&A  X Grupo IJ

Jogo 6
Grupo US  X  Grupo PM

Jogo 7
Grupo FV  X  Grupo CV

Jogo 8
Grupo SA  X  Grupo JV

Para maiores informações sobre o torneio organizado pelos usuários do Jogatina, clique aqui http://poderjogatina.blogspot.com.br/