quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dica de Livro: O Dia do Coringa


Você certamente já ouviu falar Jostein Gaarder, autor conhecido e admirado pelo best-seller O Mundo de Sofia. Na nossa dica de livro de hoje, recomendamos mais uma obra deste autor norueguês que aborda as temáticas da vida e do ser humano que se perde em sua rotina. Misturando o universo do baralho com filosofia, o Dia do Curinga remete a clássicos da literatura como As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol.




Para nós, jogatineiros, é interessante a relação do livro com o universo das cartas. Cada um um dos 53 capítulos representa uma carta do baralho (incluíndo o curinga). Gaarder é engenhoso e propõe uma contagem do tempo por meio das cartas, já que cada naipe equivaleria a uma das quatro estações. As 13 cartas (de Às ao Rei) que formam cada naipe, seriam as semanas.

Parece complicado, mas não é. O nosso calendário gregoriano é - normalmente - composto por 365 dias. Mas existem anos bissextos, que possuem um dia a mais, o famoso dia 29 de fevereiro. Sendo assim, o calendário possui 52 semanas - mesmo número de cartas do baralho. 

Jostein Gaarder divide o ano em 13 meses de 28 dias, sendo um mês para cada carta. Desta maneira, cada naipe representa uma estação diferente: os ouros são a primavera, os paus são o verão, as copas são o outono e as espadas são o inverno.

O dia que sobrou no calendário é que dá nome ao livro: é o Dia do Curinga! Trata-se de um dia que não pertence a ninguém, mas no ano bissexto ocorre em dose dupla.

A trama do livro é envolvente e interessante, misturando temas como existência e destino, sociedade com baralho e questionamentos sobre a diversidade e o preconceito.

Então, jogadores, essa é uma boa dica para aprofundar a sua paixão pelo jogo de carteado com literatura de qualidade. Isso não quer dizer que seja apenas para quem gosta de jogar cartas, já que é um bom livro de ficção, de um autor reconhecido. Vale até como presente para aquele amigo que você sabe que curte filosofia e uma boa leitura antes de dormir.

Um comentário:

  1. Olá! Estou procurando mais livros que tenham a temática do baralho (ou relação com ele), além de O Dia do Curinga e de Eu Sou o Mensageiro. Será que você pode me ajudar? Se tiver alguma dica, envie um e-mail para jupalermo@gmail.com. Muito obrigada!

    ResponderExcluir