terça-feira, 17 de julho de 2012

Truco Paulista: 4 dicas para iniciantes


Algumas pessoas fogem do jogo de truco por considerá-lo “complicado”, “difícil” ou “com muitas regras”. Mal sabem eles que, na prática, a coisa é bem diferente. O truco é um esporte contagiante justamente pela facilidade de aprendizado das regras. Depois que você entende a ordem das cartas, tudo fica simples.

Então, se você nunca jogou truco ou está começando, chegou a hora de tentar. Pensando na nossa comunidade de jogadores, o Jogatina.com separou 4 dicas essenciais para você começar a jogar sem medo de errar ou prejudicar o seu parceiro. Leia, aproveite e teste seu conhecimento. É bem fácil!


1. Fique sempre de olho na "colinha"

Ela fica no canto inferior esquerdo da sua tela. Ela indica a sequência de força das cartas e dos naipes para você saber qual é a maior e menor carta, além de mostrar sempre qual é a manilha da rodada. Super importante! Olhe sempre antes de completar sua jogada.




2. Converse com o seu parceiro antes de aceitar o pedido de Truco
O diálogo é essencial, pois o jogo de Truco (diferentemente do jogo de Buraco) é feito com sinais e conversas. Por isso, antes de aceitar o pedido do seu adversário, pergunte ao seu parceiro se ele concorda ou não. Talvez você tenha uma carta boa, mas ele não.

3. Se a 2ª rodada empatar, a mão é de quem vence a 1ª
Por isso é sempre importante ganhar a primeira rodada! Na maioria das partidas, quando você recebe uma carta 3 (a mais forte do jogo sem contar com a manilha), o ideal é jogá-la na primeira rodada. Mas isso só é bom se você não for o primeiro a jogar (pra deixar seu parceiro ter uma chance de jogar também né?).

4. Se a 1ª rodada empatar, a mão é de quem ganha a 2ª
Se você jogou uma carta para cobrir a do seu adversário e o jogador seguinte usou uma com a mesma força que a sua (exemplo: K de paus e K de ouro; 3 de espada e 3 de copas), independente do naipe, essa primeira rodada empatará. Os pontos serão de quem vencer a segunda rodada. Por isso, é bom ganhar a primeira logo.


Agora que você já ficou por dentro das nossas dicas, é hora de passar da teoria para prática, não é? Jogue uma partidinha de truco agora! E se você possui mais dicas interessantes que possa ensinar aos nossos iniciantes? Conte para a gente e compartilhe com os seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário