sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Feliz 2013

Mais um ano que termina. Mais um ano de diversão, lembranças, risadas e emoções que vai embora. Mas, como tudo que vai, volta, você não deve se preocupar. 2013 vem aí, e com ele muitas novidades.

Em 2012, a equipe do Jogatina trabalhou para melhorar a qualidade dos jogos, da navegação pelas páginas do site, ofereceu conteúdo de qualidade em relação aos jogos, com regras, dicas e páginas exclusivas para você ser um jogador ainda melhor.

Também lançamos jogos novos como o Bubble Farm, Mahjong Online e Paciência, aumentando ainda mais suas possibilidades de lazer.

Se 2012 foi bom, imagina o ano que vem! Vamos multiplicar a diversão de vocês além do limite imaginável. Nosso combustível é a felicidade dos nossos jogadores.

Então, apertem os cintos e preparem-se, pois 2013 será um ano maravilhoso.

Feliz Ano Novo e muitas felicidades!

Equipe Jogatina.com

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

História do Mahjong

O Mahjong que você joga no Jogatina.com foi criado em 1870, na China. Apesar de não existir nenhuma prova concreta, já que não existe nenhum relato escrito sobre o fato, pesquisadores chineses colocam o nascimento do jogo em algum local entre as regiões de Kiongsu, Anhei e Chekiang, todas nas proximidades de Shangai.

Vale lembrar que os jogos de cartas, assim como o papel, foram inventados no país oriental, muito antes do nascimento de Cristo. Por isso, é praticamente certo que o Mahjong tenha surgido lá. Porém, as dúvidas pairam sobre a passagem do papel (das cartas) para o formato moderno das peças, isto é, pedras talhadas em marfim.

Para alguns cientistas, dois irmãos escultores de Ningpo, em Chekiang, teriam tido a ideia de transformar as cartas Mai-tao em elegantes pedras de marfim e bambu. No entanto, existe uma outra versão, mais rebuscadas e curiosa:



A lenda de Confúcio

Sabemos que os orientais possuem uma moralidade, uma temporalidade e um senso de comunidade bem diferente de nós, ocidentais. No caso da China, muito disso se deve aos preceitos do filósofo Confúcio, nascido aproximadamente em 550 Antes de Cristo.

De acordo com a lenda, já no final da sua vida Confúcio, ao refletir sobre seus ensinamentos, sua experiência e sua aventuras, o sábio chinês teria decidido criar um resumo de seu legado, mas de uma forma simbólica e que pudesse ser posta em prática: o Mahjong.

O formato do jogo, no qual pedras são postas lado a lado e uma em cima da outra, representaria a vida. Longa, comprida, e com diferentes andares, pois é assim que caminhamos. A regra do Mahjong, em que é necessário desbloquear pedras para eliminar as que estão embaixo representa o sentido da vida: cada decisão abre uma nova porta, e cada caminho que escolhemos não tem mais volta. O mesmo ocorre neste jogo: cada peça eliminada abre um caminho sem volta.

Finalmente, as próprias imagens nas pedras teriam um valor simbólico, como por exemplo, no caso dos três dragões, que remetem às virtudes pregadas por Confúcio: Sinceridade, Fidelidade e Piedade.
as peças teriam valor simbólico, sendo que os Dragões representariam as 3 virtudes descritas por ele.

A popularização do Mahjong

Em 1907, o jogo chinês foi introduzido no Japão, onde teve grande aceitação. Até a eclosão dos conflitos entre os dois países orientais, no fim da década de 20, competições nacionais entre chineses e japoneses eram organizadas semestralmente. Só que o Mahjong foi proibido em solo japonês com o início da guerra e assim ficou reduzido aos locais clandestinos e ilegais até ressurgir com força exponencial nos anos 40.

No Ocidente, o responsável por introduzir o quebra-cabeça reflexivo foi Joseph P. Babcock. Ao contrário de Confúcio que via no jogo um valor filosófico, Babcock só queria fazer fortuna com isso. Por isso, batizou o esporte como Mahjongg, com dois "g", para patentea-lo e poder explorar comercialmente a marca.


Unificação das regras do Mahjong

A partir de 1920, as regras, códigos e rituais foram unificados. Um exemplo é o ritual clássico que antecede o início da partida, quando os "muros" (formato em que as pedras são colocadas) é feito. Cada região utiliza sua própria ordem e formato.

Em 1998, o Mahjong é declarado "Esporte Nacional" chinês, após a criação da Federação de Mahjong da China, que padronizou as regras. Atualmente, as regras utilizadas pela Federação internacional do esporte são as mesmas.



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Instale os aplicativos do Jogatina no seu Google Chrome!

Nunca é exagero repetir: trabalhamos dia e noite para proporcionar diversão e felicidade para vocês! E na lista de novidades para facilitar a vida dos nossos queridos jogadores, é com prazer que anunciamos a criação dos aplicativos para Google Chrome do Jogatina!

Instale os jogos do Jogatina agora: http://bit.ly/TJJt16

O funcionamento é muito simples: basta acessar a Chrome Store, escolher o seu jogo preferido (pode ser mais de um), clicar "Usar agora" (como na imagem ao lado) e "Adiconar". Pronto! Seu aplicativo ficará instalado na sua página inicial e você poderá acessar o jogo diretamente.


Página inicial do Chrome com jogos do Jogatina instalados!

Muita diversão para você!!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Quando pegar o morto?

O bom jogador de buraco sabe que o morto é um elemento essencial do jogo, mas que a ânsia em obtê-lo pode prejudicar suas ações. Neste dica de buraco, você vai aprender qual é o melhor momento para pegá-lo.

Para quem não sabe, estamos falando do grupo de onze cartas que fica no centro da mesa. Cada partida tem dois mortos, e cada dupla pode pegar apenas um. Na prática, funciona como uma recompensa dada ao jogador que realiza uma batida. Ele representa o fim da primeira parte do jogo. Existem duas formas de pegar o morto: batida direta (sem descarte) ou indireta (com descarte e passando a vez)

A importância do morto é vital, pois sem ele, a dupla jamais baterá. Jogar sem ele é como andar com uma perna só. Além disso,uma punição de 100 pontos na contagem final é aplicada à dupla que não o pega.

Existem duas formas de pegar o morto: batida direta (sem descarte) ou indireta (com descarte e passando a vez)

Na primeira fase do jogo, seu objetivo é sempre esse. Mas isso não pode prejudicar o desenvolvimento futuro. Ou seja, nada de abrir várias combinações fracas, como Ás, Rei e Curinga. Ou Curinga,Ás e 3.

Quando pegar o morto

Como se sabe, o buraco de 4 jogadores é um esporte de dupla e parceria. Para vencer, é preciso estar em fina sintonia com seu parceiro. Por isso, na hora de correr atrás do morto, essa sintonia deve estar afinada.

  • Não brigue com sua dupla. Na hora de jogar, deixe o ego de lado. Ninguém ganha sozinho. Para obter eficiência e vitórias é preciso dividir tarefas. Um de vocês será o responsável pela batida, e o outro por abrir combinações.
  • Para definir quem tentará a batida, espere algumas rodadas. Quem tiver menos cartas na mão será o responsável por bater. A função do outro jogador será abrir frentes e combinações para facilitar a batida.
  • A hora certa de pegar é antes do seu adversário, mas nunca com pressa. Lembre-se que você deve tentar sempre ditar o ritmo de jogo. Você comanda as ações. Seja um jogador ativo, e não  reativo. Tome as rédeas da partida!
Por isso, tenha sempre em mente que para pegar o morto, você deverá: determinar qual dos dois jogadores da dupla ficará encarregado dessa missão, dividir a partida em duas fases (pré-morto e pós-morto) e não deixar que a ânsia por essa busca prejudique suas futuras ações. 

Agora, que tal testar isso e aproveitar jogando muito buraco? Vamos lá!