terça-feira, 18 de dezembro de 2012

História do Mahjong

O Mahjong que você joga no Jogatina.com foi criado em 1870, na China. Apesar de não existir nenhuma prova concreta, já que não existe nenhum relato escrito sobre o fato, pesquisadores chineses colocam o nascimento do jogo em algum local entre as regiões de Kiongsu, Anhei e Chekiang, todas nas proximidades de Shangai.

Vale lembrar que os jogos de cartas, assim como o papel, foram inventados no país oriental, muito antes do nascimento de Cristo. Por isso, é praticamente certo que o Mahjong tenha surgido lá. Porém, as dúvidas pairam sobre a passagem do papel (das cartas) para o formato moderno das peças, isto é, pedras talhadas em marfim.

Para alguns cientistas, dois irmãos escultores de Ningpo, em Chekiang, teriam tido a ideia de transformar as cartas Mai-tao em elegantes pedras de marfim e bambu. No entanto, existe uma outra versão, mais rebuscadas e curiosa:



A lenda de Confúcio

Sabemos que os orientais possuem uma moralidade, uma temporalidade e um senso de comunidade bem diferente de nós, ocidentais. No caso da China, muito disso se deve aos preceitos do filósofo Confúcio, nascido aproximadamente em 550 Antes de Cristo.

De acordo com a lenda, já no final da sua vida Confúcio, ao refletir sobre seus ensinamentos, sua experiência e sua aventuras, o sábio chinês teria decidido criar um resumo de seu legado, mas de uma forma simbólica e que pudesse ser posta em prática: o Mahjong.

O formato do jogo, no qual pedras são postas lado a lado e uma em cima da outra, representaria a vida. Longa, comprida, e com diferentes andares, pois é assim que caminhamos. A regra do Mahjong, em que é necessário desbloquear pedras para eliminar as que estão embaixo representa o sentido da vida: cada decisão abre uma nova porta, e cada caminho que escolhemos não tem mais volta. O mesmo ocorre neste jogo: cada peça eliminada abre um caminho sem volta.

Finalmente, as próprias imagens nas pedras teriam um valor simbólico, como por exemplo, no caso dos três dragões, que remetem às virtudes pregadas por Confúcio: Sinceridade, Fidelidade e Piedade.
as peças teriam valor simbólico, sendo que os Dragões representariam as 3 virtudes descritas por ele.

A popularização do Mahjong

Em 1907, o jogo chinês foi introduzido no Japão, onde teve grande aceitação. Até a eclosão dos conflitos entre os dois países orientais, no fim da década de 20, competições nacionais entre chineses e japoneses eram organizadas semestralmente. Só que o Mahjong foi proibido em solo japonês com o início da guerra e assim ficou reduzido aos locais clandestinos e ilegais até ressurgir com força exponencial nos anos 40.

No Ocidente, o responsável por introduzir o quebra-cabeça reflexivo foi Joseph P. Babcock. Ao contrário de Confúcio que via no jogo um valor filosófico, Babcock só queria fazer fortuna com isso. Por isso, batizou o esporte como Mahjongg, com dois "g", para patentea-lo e poder explorar comercialmente a marca.


Unificação das regras do Mahjong

A partir de 1920, as regras, códigos e rituais foram unificados. Um exemplo é o ritual clássico que antecede o início da partida, quando os "muros" (formato em que as pedras são colocadas) é feito. Cada região utiliza sua própria ordem e formato.

Em 1998, o Mahjong é declarado "Esporte Nacional" chinês, após a criação da Federação de Mahjong da China, que padronizou as regras. Atualmente, as regras utilizadas pela Federação internacional do esporte são as mesmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário