segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Quando pegar o morto?

O bom jogador de buraco sabe que o morto é um elemento essencial do jogo, mas que a ânsia em obtê-lo pode prejudicar suas ações. Neste dica de buraco, você vai aprender qual é o melhor momento para pegá-lo.

Para quem não sabe, estamos falando do grupo de onze cartas que fica no centro da mesa. Cada partida tem dois mortos, e cada dupla pode pegar apenas um. Na prática, funciona como uma recompensa dada ao jogador que realiza uma batida. Ele representa o fim da primeira parte do jogo. Existem duas formas de pegar o morto: batida direta (sem descarte) ou indireta (com descarte e passando a vez)

A importância do morto é vital, pois sem ele, a dupla jamais baterá. Jogar sem ele é como andar com uma perna só. Além disso,uma punição de 100 pontos na contagem final é aplicada à dupla que não o pega.

Existem duas formas de pegar o morto: batida direta (sem descarte) ou indireta (com descarte e passando a vez)

Na primeira fase do jogo, seu objetivo é sempre esse. Mas isso não pode prejudicar o desenvolvimento futuro. Ou seja, nada de abrir várias combinações fracas, como Ás, Rei e Curinga. Ou Curinga,Ás e 3.

Quando pegar o morto

Como se sabe, o buraco de 4 jogadores é um esporte de dupla e parceria. Para vencer, é preciso estar em fina sintonia com seu parceiro. Por isso, na hora de correr atrás do morto, essa sintonia deve estar afinada.

  • Não brigue com sua dupla. Na hora de jogar, deixe o ego de lado. Ninguém ganha sozinho. Para obter eficiência e vitórias é preciso dividir tarefas. Um de vocês será o responsável pela batida, e o outro por abrir combinações.
  • Para definir quem tentará a batida, espere algumas rodadas. Quem tiver menos cartas na mão será o responsável por bater. A função do outro jogador será abrir frentes e combinações para facilitar a batida.
  • A hora certa de pegar é antes do seu adversário, mas nunca com pressa. Lembre-se que você deve tentar sempre ditar o ritmo de jogo. Você comanda as ações. Seja um jogador ativo, e não  reativo. Tome as rédeas da partida!
Por isso, tenha sempre em mente que para pegar o morto, você deverá: determinar qual dos dois jogadores da dupla ficará encarregado dessa missão, dividir a partida em duas fases (pré-morto e pós-morto) e não deixar que a ânsia por essa busca prejudique suas futuras ações. 

Agora, que tal testar isso e aproveitar jogando muito buraco? Vamos lá!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse jogo, comecei a jogar no manual na mesa aqui em casa mesmo, mas depois de 10 anos jogando em familia resolvi testar na internet e esse sem duvidas é o melhor site de jogos de cartas do mundo. parabéns

    ResponderExcluir