terça-feira, 7 de agosto de 2012

Baralho de 1922 é destaque em exposição no Museu Histórico Nacional

Uma exposição impecável, que celebra os 90 anos de existência de um dos museus mais importantes da história do nosso país. Inaugurada em 02 de agosto de 2012, a exposição "Museu Histórico Nacional - 90 anos de histórias" apresenta, entre outros 350 itens, um baralho de 1922 com imagens do Rio de Janeiro, criado como souvenir do Centenário da Independência do Brasil.

Em 1922, cem anos após nossa independência, o então presidente Epitácio Pessoa criou o Museu Histórico Nacional, com o objetivo de explicar a construção da história do país, por meio de relíquias como moedas, condecorações, medalhas, uniformes militares, pinturas históricas, documentos e louças brasonadas, entre outros objetos.

E é justamente um desses itens que merece um olhar especial por parte dos apaixonados pelo carteado: as cartas com imagens do Rio de Janeiro antigo. O raro baralho remete ao passado de uma Cidade Maravilhosa encantadora, que até hoje povoa a memória de muitos brasileiros.

Na exposição "Museu Histórico Nacional - 90 anos de histórias", também estão presentes os primeiros objetos do acervo do museu, como a tradicional casaca de Senador da época do Imperador D. Pedro II, e os mais recentes, como um uniforme de gari da Comlurb. Sem exageros, trata-se de uma oportunidade única de rever e entender como foi construída a identidade histórica do povo brasileiro.

O Museu Histórico Nacional, localizado na Praça Marechal Âncora, no Rio de Janeiro, é aberto ao público de  3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos para exposições custam R$ 8, e o pacote Ingresso Família (dois adultos e dois estudantes) pode ser adquirido por R$ 20.
Aos domingo, no entanto, a entrada é franca. Aproveitem, pois cultura também é diversão, e diversão é Jogatina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário