terça-feira, 21 de agosto de 2012

O que é snooker?


O snooker é uma variação da sinuca e surgiu em 1875 na Índia. Soldados ingleses entediados e posicionados no país, mais especificamente em Jubbulpore, decidiram acrescentar bolas coloridas ao bilhar tradicional, para criar um jogo de maior duração. Assim, além das 16 bolas tradicionais (15 vermelhas e uma preta), o esporte foi criado com outras 5 bolas: amarela, verde, rosa, marrom e azul.



A bola branca é a única que pode ser tocada pelo taco


Regras do snooker

Assim como no caso da sinuca e do bilhar, a única bola que pode ser tocada diretamente pelo taco é a branca. Os jogadores devem acertar as bolas alternadamente, até que não sobrem vermelhas na mesa. A partir desse momento, é a vez de as coloridas serem encaçapadas por ordem númerica. Porém, caso ainda reste uma bola vermelha na mesa, as coloridas voltam para o jogo mesmo quando encaçapadas.

Vence o jogador que tiver mais pontos após o fim da partida. No entanto, abandonos são recorrentes, já que pelas regras do jogo, é muito difícil reverter o placar após o fim das bolas vermelhas. Isso talvez explique o motivo deste esporte nunca ter tido muito sucesso com os brasileiros, que não gostam de desistir antes da hora.

As regras vestimentárias para jogar são extremamente rígidas. Os competidores devem vestir camisas sociais bem passadas, um colete sem mangas, calça preta e sapatos limpos. A gravata borboleta é quase sempre obrigatória. Apesar de parecerem engraçadas para o público mais jovem, essas regras são levadas a sério pelos jogadores, que gostam de enfatizar a seriedade do seu esporte. Diz a lenda que um jogador de snooker deve ser um verdadeiro gentlemen. Quando o árbitro não vê um erro, por exemplo, ele deve sinalizar, mesmo que seja contra ele. Muito diferente dos jogadores de futebol, não é?


Onde jogar snooker?

  • Historicamente, existem muitos praticantes do esporte em países com influência britânica, como Austrália, Índia, Irlanda e Canadá, além da própria Inglaterra. Nos últimos anos, com a popularização da transmissão de campeonatos pela televisão, o snooker cresceu em popularidade na Ásia, principalmente na China e na Tailândia.



  • No Brasil, o jogo é amplamente superado pela sinuca brasileira, cuja versão online você encontra gratuitamente no Clube da Sinuca do Jogatina.

E ai, agora que você já sabe o que é snooker, que tal uma partidinha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário