quinta-feira, 2 de agosto de 2012

História do Buraco

A invenção do jogo de buraco não pode ser determinada com precisão. Sabe-se que a primeira versão do jogo foi criada no Uruguai em 1939, por Segundo Sanchez Santo e Alberto Serrato. Nos anos 40, o jogo rapidamente ganhou novos fãs, cruzou as fronteiras e chegou ao Brasil, onde passou a ser chamado de buraco. Atualmente, é o jogo de cartas mais popular do nosso país, além de ser praticado por milhões de pessoas em todo o planeta.

Sanchez Santo, um advogado, e Serrato, um arquiteto, se encontravam diariamente no Jockey Clube de Montevidéu, no Uruguai, para disputar partidas de bridge depois do trabalho. Porém, como achavam o jogo muito demorado e cansativo, decidiram criar seu próprio jogo de cartas. Os dois começaram a imaginar um jogo ágil, com uma dinâmica rápida, que facilitasse a interação e a troca de ideias entre os participantes.Tentaram diferentes formatos antes de convidarem Arturo Gomez Hartley e Ricardo Sanguinetti para uma partida de teste. 





O resultado dessa aventura foi a criação da canasta, com regras muito similares as do buraco que é praticado hoje em dia. Diz a lenda que Sanchez Santo batizou o jogo com esse nome em homenagem ao cesto de pão - canasta, em espanhol - onde guardavam as cartas.

Origens do jogo

Como na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, é lógico que as regras do buraco não surgiram do nada. Além do bridge, o buraco bebeu da fonte do rúmi, que é um jogo criado no início do século XX e muito conhecido nas Ilhas britãnicas. O nome, inclusive, deriva da expressão rum poker (estranho poker), usada pelos ingleses. Atualmente, existem cinco versões do rúmi, praticadas até hoje: o rúmi fundamental, rúmi 500, rúmi contrato, rúmi knock e conquián. Para alguns estudiosos, o jogo britânico é o precursor do buraco.

Você sabia disso? Que tal contar para seus amigos e tirar onda de especialista em história? Aproveite mais essa dica especial do Blog do Jogatina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário