sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Entrevista Jogatina: Carmelita Yumito


Ela foi 10 vezes Campeã Paulista, conquistou seis Copas do Brasill e é tetra-campeã brasileira. Com uma galeria de títulos como essa, era natural que o Blog do Jogatina entrevistasse Carmelita Yumito, uma das principais expoentes da sinuca brasileira e conhecida de Norte a Sul do país. Para os apaixonados pela sinuca online, ouvir o que ela tem a dizer é essencial.

Nesta entrevista, Yumito contou sobre suas primeiras tacadas, o caminho percorrido até aqui (quando Carmelita começou a jogar, a sinuca feminina nem sequer existia) e os obstáculos enfrentados (“Falta de patrocínio”). Também explicou a diferença entre jogar ao vivo e online, explicou as qualidades necessárias para uma boa prática e destacou as vantagens da sinuca:

“É bom para relaxar e tirar o stress. Também ajuda a raciocinar melhor e estimula a inteligência. É bom demais!”, afirmou.

Como você descobriu a sinuca?
Cheguei em Guarulhos (SP) em 1985. Meu irmãos Mário e Riba gerenciavam o salão Hobby Time Snooker, e quando fui conhecer o salão e fiquei fascinada pelas mesas: foi amor à primeira vista.

Quando começou a praticar?
Fui contratada para trabalhar como garçonete neste mesmo salão, no mesmo ano. Um cliente posicionou uma bola e pediu para eu encaçapá-la. Fiz a jogada com perfeição e e ele viu que eu tinha talento. Ele me aconselhou a treinar e me dedicar à sinuca. Mas nessa época não havia expectativa de existir uma categoria
feminina.

Carmelita Yumito em ação!


Quando decidiu se tornar uma jogadora profissional?
Filiei-me à Federação Paulista de Sinuca e Bilhar em 1992, na esperança de que outras mulheres também começassem a participar. Até então só eu e a Cristina Amorim (filha do Rui Chapéu) jogávamos, e como não havia opção, o jeito era jogar contra os homens mesmo. Somente 11 anos depois aconteceu o primeiro campeonato paulista feminino e foi aí que me tornei profissional. Venci o primeiro Campeonato Paulista e não parei de jogar nunca mais.  

Que conselhos você daria para um iniciante?
Sou instrutora, e é fato que a maioria dos alunos e alunas chegam muito ansiosos na primeira aula. Faço uma avaliação com todos eles, mas a primeira coisa que faço é tratar de ajudá-los a controlar a adrenalina e a emoção. Um iniciante tem que ter uma boa preparação psicológica, corrigir a postura, ter dicas de disciplina e depois instruções técnicas. Isso vai deixá-los mais seguros e confiantes.

Que características um bom jogador precisa ter?
Acreditar em si próprio, ser dedicado, treinar,  ter o psicológico equilibrado, respeitar o adversário e a sinuca como esporte.


Quais são as principais diferenças entre a sinuca ao vivo e online?
Ao vivo, você tem que ter o equilíbrio do próprio corpo, concentração, fazer seu cérebro te enviar respostas, você usa a força do próprio braço, tem que dividir bem o peso do corpo entre os 3 pontos de contato com o solo (que são os dois pés e a mão de apoio) a ponto de mexer somente os olhos e o antebraço do braço usado pra dar a tacada, e sem contar a caminhada em volta da mesa. Na sinuca online, isso não ocorre. Mas no geral, os dois modos são bem divertidos, são bons para relaxar, tirar o stress.  Também ajuda a raciocinar melhor e estimula a inteligência. É bom demais!
Considera um bom esporte para desenvolver o aspecto social?
Fiz amizades jogando sinuca e este é um dos benefícios deste esporte, que ajuda as pessoas a socializarem. É um esporte fascinante e divertido, completamente eclético, praticado por homens e mulheres de todas as idades e com o poder de conquistar até as camadas mais jovens da sociedade.

Você tem inúmero títulos, nacionais e estaduais. Quais foram os mais marcantes?
Venci uma final de Campeonato Paulista no mesmo dia que minha mãe faleceu. E conquistei meu 4º título de campeã brasileira em Fortaleza, capital do estado em que eu nasci. Esses dois foram marcantes e especiais.

Conte-nos um pouco sobre quem é Carmelita Yumito além das mesas de sinuca.
Cuido da casa, assisto filmes e jogo videogame com meus filhos, família é tudo de bom. Estou sempre interagindo com amigos e fãs pelo Facebook. Sou bem-humorada, alegre, extrovertida, tranquila, às vezes brava... rsrsrs... Sou apaixonada por música, bastante eclética, mas tenho minhas preferências, que são classic rock e rock nacional, e gosto de ajudar as pessoas. Adoro passear e não vivo sem meus amigos.

Quais serão os próximos campeonatos que você participará?
Em outubro participarei do Campeonato Paulista Feminino, e de 7 a 11 de novembro disputarei o Campeonato Brasileiro, que será realizado em São Luiz, no Maranhão.



Atualmente, Carmelita é diretora do departamento feminino da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar, árbitra oficial reconhecida pela Confederação Brasileira de Sinuca e Bilhar. Sua popularidade é tão grande no meio da sinuca que em 2011, ela lançou sua própria grife de tacos, fabricados pela Taco Set.Ela pode ser encontrada através do seu Facebook ou Twitter, ou pessoalmente no Atlanta Snooker Bar, onde é instrutora profissional..

Um comentário:

  1. ola carmelita tudo bem, eu sou o haroldo visinho seu no paraventi, filho da dona tereza; carmelita venho acompanhando voce pela tv em varios programas, jo soares e etc... gostaria de obter um dos seus tacos. jogo sinuca na empresa que trabalho na hora do almoço, ficaria muito honrado de obter esse taco. desejo a voce muita sorte no campeonato na inglaterra, e que voce traga esse titulo pra gente voce vai conseguir; um abraço .. meu imail e haroldogomes2012@bol.com.br

    ResponderExcluir