Como formar uma trinca limpa?
A própria formação de trincas já um assunto polêmico, pois o uso indiscriminado pode gerar um jogo lento, travado com poucas combinações possíveis. Novamente, a afobação é um perigo, já que tem gente que desce trincas já na primeira rodada.
O objetivo de uma partida de tranca é bater, formar canastras limpas e vencer o jogo. Até pegar o morto, porém, a prioridade é pegar o morto, então você terá que baixar suas cartas, ao mesmo tempo em que abre possibilidades para seu parceiro. Por isso, não adianta ir pingando cartas na trinca que já está na mesa. Qual a diferença entre sua trinca ter 4 ou 5 cartas? Absolutamente nenhuma!
A trinca tem três utilidades: descer cartas da sua mão, abrir possibilidades para o parceiro e se possível formar uma canastra limpa. Mas se você tem 7 cartas na mão, descer uma não fará a menor diferença, só se você for bater imediatamente.
Ou seja, se você já desceu uma trinca de 5, por exemplo, e na rodada seguinte comprou um 5, não adianta descer ele na hora. Para que fazer isso? A única diferença é que seu adversário sentirá que você está mais perto de fazer a limpa, e não entregará mais nenhum 5. Por outro lado, se ele achar que sua trinca está estagnada em 3 cartas, ele poderá entregar um 5 de bandeja para você.
A lição é simples: forme trincas (3 cartas), mas só complete elas quando estiver para bater.
Recapitulando, essa é a dica de tranca para formar uma trinca limpa:
- Descer três cartas iguais, somente após a 3a rodada
- Só colocar mais cartas nessa trinca se for bater ou formar canastra limpa
- Segurar as outras cartas dessa trinca, para que seu adversário pense que você é inofensivo ali
- Não usar o coringa
Agora que você já sabe o que não deve fazer na Tranca, aproveite e jogue agora!
Gostou? Leia nosso artigo sobre a contagem de pontos na tranca e descubra também nossas 7 dicas para melhorar sua concentração!
Deixe seu comentário, sua dúvida e/ou sua sugestão que responderemos na hora!