terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dica de Tranca: Como formar uma trinca limpa

Ah, a afobação...Velha inimiga dos jogadores profissionais e da formação de canastras limpas, trata-se de um mal que assola jogadores de todos os níveis. Na ânsia de vencer ou na vontade de formar um novo jogo, muitos praticantes de tranca perdem partidas devido a sua afobação. É claro que isso pode afetar jogadores de todos os esportes, sejam jogos de cartas ou futebol, por exemplo. Porém, hoje vamos dar uma dica de tranca.

Como formar uma trinca limpa?


A própria formação de trincas já um assunto polêmico, pois o uso indiscriminado pode gerar um jogo lento, travado com poucas combinações possíveis. Novamente, a afobação é um perigo, já que tem gente que desce trincas já na primeira rodada.

O objetivo de uma partida de tranca é bater, formar canastras limpas e vencer o jogo. Até pegar o morto, porém, a prioridade é pegar o morto, então você terá que baixar suas cartas, ao mesmo tempo em que abre possibilidades para seu parceiro. Por isso, não adianta ir pingando cartas na trinca que já está na mesa. Qual a diferença entre sua trinca ter 4 ou 5 cartas? Absolutamente nenhuma! 

A trinca tem três utilidades: descer cartas da sua mão, abrir possibilidades para o parceiro e se possível formar uma canastra limpa. Mas se você tem 7 cartas na mão, descer uma não fará a menor diferença, só se você for bater imediatamente.

Ou seja, se você já desceu uma trinca de 5, por exemplo, e na rodada seguinte comprou um 5, não adianta descer ele na hora. Para que fazer isso? A única diferença é que seu adversário sentirá que você está mais perto de fazer a limpa, e não entregará mais nenhum 5. Por outro lado, se ele achar que sua trinca está estagnada em 3 cartas, ele poderá entregar um 5 de bandeja para você.

A lição é simples: forme trincas (3 cartas), mas só complete elas quando estiver para bater.

Recapitulando, essa é a dica de tranca para formar uma trinca limpa:
  • Descer três cartas iguais, somente após a 3a rodada
  • Só colocar mais cartas nessa trinca se for bater ou formar canastra limpa
  • Segurar as outras cartas dessa trinca, para que seu adversário pense que você é inofensivo ali
  • Não usar o coringa
Agora que você já sabe o que não deve fazer na Tranca, aproveite e jogue agora!

Gostou? Leia nosso artigo sobre a contagem de pontos na tranca e descubra também nossas 7 dicas para melhorar sua concentração!

Deixe seu comentário, sua dúvida e/ou sua sugestão que responderemos na hora!

       

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Baralho na Escola

Jogos de baralho não são tão famosos e populares por séculos a toa: eles trazem diversos benefícios à mente de quem joga com frequência, todos eles confirmados por médicos e especialistas, como já foi postado aqui no blog algumas vezes (veja este exemplo). O buraco, a tranca, o truco e o poker ajudam no exercício da memória, melhoram a concentração de quem pratica e ainda trabalham a capacidade de raciocínio rápido e lógico dos jogadores. A diversão só fecha com chave de ouro esse conjunto de benefícios.

Quanto mais divertido o aprendizado, mais rápido ele acontece. Por isso, diversos colégios e cursos espalhados pelo Brasil adotam o uso de jogos para atrair a atenção dos alunos. Nesse post, pesquisamos como o baralho tem sido usado para ensinar crianças e jovens a aprender algumas matérias da matemática e claro, como elas ajudam os alunos-jogadores a desenvolver seu raciocínio, tornando-o mais rápido e fazendo desse aprendiz um alguém mais preparado para dificuldades maiores, como o próprio vestibular.

Na escola municipal Coronel Pinto Ferraz, em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo, as cartas ajudaram os alunos no aprendizado dos números inteiros. O professor que adotou a metodologia fez o seguinte: criou em sala, com a própria turma, um jogo parecido com o "21", porém com a regra onde o vencedor obtiver 0 entre números positivos e negativos.


Outro caminho possível é o seguido pelo Canal do Educador, que associa as cartas ao ensino de probabilidade, usando também exemplos do cotidiano, como apostas na loteria ou na Mega Sena. No caso do baralho, eventos como chances de tirar essa ou aquela carta numa partida de buraco, por exemplo, considerando a quantidade de cartas, os naipes e suas numerações são usados. 

Tudo isso engloba conteúdo dos ensinos fundamental e médio, mas um site acadêmico sobre Perícia Contábil, disciplina cursada na faculdade de contabilidade também menciona o baralho como método no auxílio ao aprendizado. Segundo tese que desenvolveu um jogo chamado baralho de perícia contábil para ajudar no entendimento do conteúdo ensinado em sala de aula, os alunos do curso aprenderam com mais facilidade aplicando o conhecimento ao jogo de canastra utilizando o baralho desenvolvido. Para saber mais sobre o projeto, as informações estão neste link.

Viram quantos benefícios o Jogatina apresenta para todos da sua família gratuitamente? Continue jogando regularmente suas partidas, exercitando o pensamento e fortalecendo os músculos da sua mente. Lembre-se que buraco, tranca, truco, poker e também a sinuca são para todas as idades e sem contraindicações - muito pelo contrário, como acabamos de mostrar nessa matéria.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dicas de Truco Gaudério


Muitos jogadores que navegam sempre no Jogatina costumam jogar os mesmos jogos. Isso acontece com você? Hoje, esse post no blog vai apresentar a modalidade do Truco que é um pouco menos conhecida pelo grande público jogador e geralmente pelo motivo PREGUIÇA. O Truco Gaudério é super fácil de jogar e só não tem o costume de entrar nas mesas desse estilo aqueles que não conhecem. Uma vez aprendendo, você adora. Quer ver?

O baralho do Truco Gaudério é diferente. Você conhece o baralho espanhol? Ele contém figuras diferentes daquelas que já conhecidas, olha como é:



A numeração também muda: vai do 1 ao 12 e não tem a 8 e a 9 – desses, o Ás é 1 e o Rei é 12. Vale destacar que a ordem das cartas é essa aqui (da menor para a maior): 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 1, 2 e 3. A manilha mais poderosa é diferente: é o 7 de ouros, 7 de espadas, 1 de paus e 1 de espadas, na ordem da menor para a maior.

Aprenda o

* TRUCO: é a disputa que aumenta o valor da mão para dois

* RE-TRUCO: é a disputa que aumenta o valor da mão para três

* VALE 4: é a disputa que aumenta o valor da mão para quatro

A disputa de envido ocorre durante a primeira rodada de uma mão para aumentar o valor desta em até dois pontos. O Real Envido é a mesma coisa, porém podendo aumentar até cinco pontos e a Falta Envido funciona da mesma maneira, com o valor da mão aumentando para a diferença entre o placar final da partida e os pontos de quem está vencendo na mesa.

E aí? Aguçou a sua curiosidade para tentar colocar em prática essas dicas? Então vai no Jogatina, escolhe sua mesa e BOA DIVERSÃO!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A velocidade do jogo


Um dos fatores que mais gera reclamações quando se trata de jogos online é a velocidade com que os jogadores disputam as partidas nas mesas. Da mesma forma que isso incomoda a muitas pessoas quando o jogo é offline e pessoalmente, o fato é que ritmo de jogo parece estar sempre em pauta no assunto jogos de baralho. Como resolver isso? Existe a velocidade exata das jogadas? Quanto tempo dura uma partida?

Não há uma regra só, quando falamos em velocidade de jogo. Cada pessoa tem seu próprio ritmo, seja online ou offline. Isso pode ser observado em qualquer mesa: basta assistir do lado de fora ou entrar numa mesa pública no Jogatina para constatar que o tempo das partidas são relativos e dependem de seus componentes. O mais comum é que pessoas que gostam de velocidade joguem com esse tipo de parceiro e vice-versa.

Aqui vão algumas dicas para que você saiba como lidar com os dois tipos de parceiros, aqueles mais ligeiros e também os menos acelerados:

Jogador Veloz

É aquele que joga com mais pressa que os demais, pois já tem mais experiência. Geralmente são pessoas que já jogam baralho (ou sinuca) há muito tempo e tem muitas horas de partidas online acumuladas, por isso conhecem o ritmo de jogo existente nas mesas do Jogatina. Vale lembrar que para ser rápido assim, é preciso redobrar a atenção. Se você se garante para enfrentar este adversário, cuidado com ele!

Jogador Cauteloso

Costuma ser um tipo de jogador que não preza a velocidade, e sim o foco no jogo. Esse cara raramente erra, então o ideal é que você praticamente decore o jogo que ele deve estar fazendo a partir das cartas que compra e descarta (ou estilo de jogo, no caso da sinuca, poker etc). Quanto menos ele corre para jogar, mais perto da perfeição ele joga. Vale a cautela redobrada!

Com o tempo, é natural que mesmo os jogadores menos velozes a princípio comecem a adquirir velocidade, mesmo que nunca cheguem a disputar partidas quase instantâneas. A própria prática, conforme chega, caminha nessa direção. Não existe certo ou errado. A dica do blog é que você vá encontrando seu próprio ritmo de jogo. Use nosso chat e converse com outros jogadores. Certamente você achará a mesa perfeita!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

7 dicas para melhorar sua concentração!


Tem gente que gosta de jogar rápido e tem gente que nem sequer olha para tela enquanto joga. Porém, o que todos sabem é que concentração é o primeiro passo para ser um bom jogador de buraco, truco, tranca, poker ou sinuca online! Então, é hora de caprichar no foco e treinar sua mente. 

Confira as 7 dicas para melhorar sua concentração:


  • Fuja da monotonia. Ao contrário do que pode parecer, ficar em silêncio, pensando única e exclusivamente no jogo é um excelente jeito de...perder a concentração. É cientificamente provado que a mente do ser humano é dispersa. É como se fosse uma criança levada: quando mais você pede para ela fazer uma coisa, mais vontade ela tem de fazer outra coisa. Então, se quiser manter a concentração, evite a monotonia. Use o chat, converse com os outros jogadores da mesa, bata um papo divertido. Só não esqueça de jogar quando for sua vez!

  • Tranquilidade. Assim como no trabalho ou na hora de estudar, procure encontrar um ambiente tranquilo, livre de barulhos e interrupções para desenvolver sua diversão.

  • Organização. Quando você joga, está cercado por papelada, pratos, roupas? Então você dificilmente conseguirá se concentrar. O ideal é manter uma área de jogo limpa e arejada. Capriche no seu local de jogo. 
Siga as dicas e seja uma mente brilhante!



  • Imaginação. Alguns leitores podem até pensar que isso é besteira, mas a imaginação é uma técnica com resultados excelentes. Enquanto joga, tente imaginar a combinação do adversário, ou a carta que você quer que saia do monte. Dessa forma, você exercita a mente e mantém o foco no jogo. Após algum tempo, sua imaginação ficará tão azeitada que você terá a impressão de estarem sintonia com o jogo! 

  • Descanse. Essa talvez seja a dica mais conhecida: faça pausas regulares. Nada de ficar jogando horas a fio sem se mexer. De hora em hora, levante, estique as pernas, relaxe a mente. Para manter o foco, é essencial esvaziar a cabeça de tempos em tempos. Por isso, descanse alguns minutos entre cada partida ou desafio. 
O caminho é longo, mas mantenha sempre o foco!


  • Faça exercícios. Você certamente já ouviu aquele ditado em latim, “Mens sana in corpore sano” não é? Mente sã em corpo são. O cérebro precisa de treinamento e também precisa ter um corpo são para se manter no auge. Mantenha uma prática regular de exercícios físicos. Isso fará bem não apenas a sua mente, mas também a sua saúde e felicidade. Além disso, toda prática esportiva desenvolve a concentração, como provam diversos estudos científicos.

  • Relaxe. Finalmente, não esqueça nunca: diversão em primeiro lugar. É claro que competição e desafio fazem parte do jogo, mas o importante é ser feliz. Então, lembre-se: relaxe e jogue. Se você gostar do que está fazendo, a concentração virá naturalmente!


Nem todas as dicas são fácéis de colocar em prática, mas com certeza alguma delas você consegue seguir! A concentração não é boa apenas para jogar, mas também para a sua vida, seja no trabalho, nos estudos ou para desenvolver qualquer coisa. E o melhor de tudo é que os jogos de cartas são recomendados para treinar a mente. E aí? Tá esperando o que para jogar agora?

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo sobre os benefícios dos jogos de cartas para mente!

Você também pode acompanhar as novidades do blog pelo nosso Twitter, Facebook e Google+. Curta esta página e compartilhe!

Não esqueça de deixar seu comentário e sua sugestão
!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cartas na Mesa


Fizemos um post no mês passado falando sobre o filme "Quebrando a Banca", que trata de jogos de cartas e é super interessante para quem gosta do assunto, lembram? Pois a ideia agradou, e por isso voltamos com mais uma dica de título cinematográfico com o mesmo tema: baralho. Enquanto não surgem novidades no cinema, indicamos o sucesso "Cartas na Mesa", com Matt Damon e Edward Norton, filme de 1998 que gira em torno do poker.

O personagem de Matt Damon se chama Mike McDermott é um talentoso, porém viciado, jogador de pôquer. No filme, ele aposta todo o dinheiro que pagaria seus estudos no jogo. Por conta disso, se afasta das mesas e tenta trabalhar como uma pessoa "normal", em um emprego estável, até que seu amigo e parceiro de jogos (intepretado por Edward Norton) sai da prisão. Os dois voltam à ativa e tentam se dar bem com quem tirou o dinheiro deles.



O filme trata do vício em jogos, claro, mas além disso, fala das trapaças que existem no mundo de apostas e em como as aparências enganam - a cara do Matt Damon, de quem não parece saber jogar pôquer tão bem assim, é o primeiro exemplo disso. Nos assuntos mais profundos, a trama também retrata um fator: pessoas com tanto talento para algumas coisas, que nem sabem bem quais são seus sonhos e objetivos na vida.

Essa é mais uma sugestão de um filme que interessa a galera do carteado, mas também pode atrair a atenção de quem não conhece ou entende muito bem o tema. Ótima ideia para agradar pessoas de diversas idades e ter assunto para depois da sessão pipoca - quando começa a sessão "cartas na mesa". Esperamos que tenham gostado da sugestão. Depois que assistirem, não esqueçam de contar nos comentários.

Até o próximo post, galera!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Smartphones e as novas tendências online


É só nisso que se fala no mercado de games ultimamente: muito em breve, a popularidade do pc vai diminuir e os smartphones e tablets vão tomar conta do mercado tecnológico como um todo. E isso vale também para os jogos desenvolvidos especialmente para os dispositivos móveis. O número de entretenimentos com aplicativos cresce a cada dia e a tendência é que isso aumente numa velocidade cada vez maior, acompanhando um mercado sempre informado como o de hoje.

Algumas empresas apostam num boom já neste ano, apostando numa convergência, onde o pc e o smartphone andarão lado a lado, como já vem sendo possível observar pelos últimos meses: o crescimento no número de pessoas que possui um smartphone ou tablet, ao invés de comprar note, netbooks ou um pc novo. O investimento tem sido sempre em um aparelho mais moderno.



Com isso, o número de jogos para esses dispositivos é enorme, com muitas opções boas e baratas, mantendo um padrão de qualidade cada vez mais próximo do que já existe no pc e até mesmo no videogame de console jogado na TV em HD. Na feira de games Tokyo Game Show, que aconteceu em setembro desse ano, no Japão, 70% dos jogos apresentados foram para smartphones e tablets.

Mesmo que sejam somente tendências e expectativas, o que se pode ter certeza é da evolução tecnológica e claro, do número de jogadores e adeptos desses games. Quanto maior a demanda de público, ainda maior a atenção das empresas em relação a esse nicho. Ainda nesse mês de outubro acontece a feira de games brasileira, em São Paulo. Talvez a popularidade dos smartphones se confirme ainda mais - se é que isso ainda não aconteceu no mercado do país.