segunda-feira, 11 de maio de 2009

As regras do buraco aberto

Continuando a série de posts com as regras dos jogos, hoje temos o Buraco Aberto.

Buraco Aberto - Regras do jogo

Pode ser jogado com dois ou quatro jogadores.

No jogo com dois participantes, você jogará contra a única outra pessoa presente na mesa. A contagem de pontos é individual.

Quando quatro pessoas participam, duas duplas são formadas, e uma dupla joga contra a outra. O seu parceiro de jogo será a pessoa que estiver posicionada exatamente acima de você na mesa de jogo, com o nome dentro de uma caixa da mesma cor que a sua.

A distribuição das cartas é feita automatica e aleatoriamente pelo sistema, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe Jogatina.com neste processo.
  • Objetivo: Ganha o jogo a pessoa ou dupla que fizer o maior número de pontos

  • Jogadores: 2 ou 4

  • Número de cartas: 108 (2 baralhos com 2 coringas cada)

  • Distribuição: 11 cartas para cada participante e dois mortos com 11 cartas em cada um


Convenções


    Façam suas apostas!
  • Não vale trinca (lavadeira).

  • Tem curingão - Joker -  e este vale 50 pontos.

  • As cartas “2” podem ser usadas como coringa

  • Tem morto.

  • Só pode bater com canastra limpa.


Definições

  • Baixar um jogo – Um jogo consiste em 3 ou mais cartas do mesmo naipe ordenadas numa seqüência numérica. Ex.: 5, 6 e 7 de Copas. A seqüência vai do 2 ao Rei (K). Você pode colocar o Ás antes do 2 ou depois do Rei, ou um Ás antes do 2 e um outro Ás depois do Rei. O número mínimo de cartas para baixar um jogo é 3. Porém, ao decorrer da partida pode-se acrescentar outras cartas no jogo.
     

  • Morto – É o montante de 11 cartas que um jogador compra quando descarta todas as cartas da mão. Se for jogo de 4 jogadores, cada morto corresponde a uma dupla. Só pega o morto o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Não é possível comprar os dois mortos. Caso as cartas do monte acabem e houver algum morto na mesa, este automaticamente é deslocado para o monte.

  • Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tinha pego o morto. No caso de um jogo em que ninguém tenha pego o morto, só é possível um jogador bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.

  • Batida Direta e Batida Indireta – Batida direta é aquela em que o jogador acaba com as cartas da mão sem jogar nenhuma fora, ou seja, todas as cartas vão para os jogos da mesa. Caso haja morto, ele o pegará e continuará a jogar, sem comprar carta. Já a batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Havendo morto, ele o pegará, mas só poderá utilizá-lo na outra rodada, quando for a sua vez de jogar.

  • Canastra – Jogo de sete cartas ou mais do mesmo valor ou em seqüência, do mesmo naipe. Existem quatro tipos de canastra: -Canastra limpa (sem curinga)
    -Canastra suja (com curinga)
    -Canastra de mil pontos (de Ás a Ás, sem curinga)
    -Canastra de quinhentos (de Ás a 2, sem curinga).

Obs. No caso das canastras sujas que têm o “2” como coringa, caso este “2” seja do mesmo naipe da canastra, esta poderá se tornar limpa, quando a carta que ele está substituindo for comprada, e se for formada uma seqüência completa a partir do “2”. Ex. 2,3,4,5,6 de ouros.



O JogoO primeiro jogador compra uma carta do monte ou da mesa, verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essa carta vai para a lixeira. Após jogar fora, é a vez do jogador à esquerda deste, e assim por diante. Após cada compra, o jogador poderá baixar um jogo antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tiver nas mãos.

Contagem


Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Descontam-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, somam-se mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade. Obs: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Valor em pontos



  • Batida = 100 pontos

  • Curinga (dois) = 10 pontos

  • Curinga (Joker) = 50 pontos

  • Do Rei ao 8 = 10 pontos cada carta

  • Do 7 ao 3 = 5 pontos cada carta

  • Ases = 15 pontos cada carta

  • Canastra Suja = 100 pontos

  • Canastra Limpa = 200 pontos

  • Canastra de Quinhentos = 500 pontos

  • Canastra Real = 1000 pontos

Só lembrando: as regras do Buraco Aberto estão aqui.

Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato através dos comentários ou do formulário de contato.



Agora que você já sabe todas as regras, jogue buraco aberto online!

38 comentários:

  1. gostaria de saber se esta situação abaixo descrita é considerada válida:
    "um jogador pega o lixo e deixa somente um três de paus,o jogador seguinte apenas troca o três de paus do lixo por um outro três de paus que ele tinha na mão? esta jogada é valida ou não????? pois eu considero que o jogo passou de mim pra a minha parceira sem nenhuma jogada, e como se meu adversário não tivesse jogado(passou sem jogar).

    ResponderExcluir
  2. É válida sim, só não seria válida se ele comprasse e descartasse a mesma carta. Mas tendo outra na mão, é outra carta.

    ResponderExcluir
  3. dois coringas de mesmo naipe e um quatro do naipe dos coringas pode ser trinca no buraco aberto?

    ResponderExcluir
  4. dois coringas e um quatro do naipe dos coringas podem ser udasos como trinca p pegar o lixo da mesa, no buraco aberto onde se pode pegar da mesa jogo sujo.

    ResponderExcluir
  5. Bom até que vale porque é como se fosse uma seqüência 2, 3, 4., um dos "2" valesse pelo 3, entendeu?

    ResponderExcluir
  6. Você tem como explicar melhor para mim? Eu não consegui entender bem a pergunta.

    ResponderExcluir
  7. sandra frassetto ramos lopes15 de junho de 2009 às 13:10

    Quero saber como agir em relação ao lixo ou as cartas descartadas, as regras são iguais ao do buraco fechado?

    ResponderExcluir
  8. Sandra, bom dia!
    Para este tipo de informação entre em contato com o suporte, através do canal "Fale Conosco" no www.jogatina.com, ou escrevendo para contato@jogatina.com !

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite. Gostaria de saber se nesse jogo pode-se abaixar uma sequência desse jeito : ex: três tipos de dama em diante de vários nipes. Isso seria válida ou só pode jogar em sequência?

    Muito obrigada pela atenção e boa noite.

    ResponderExcluir
  10. Poxa, Gabrielly, não consegui entender muito bem o que você quis dizer... Poderia me reexplicar? :p

    ResponderExcluir
  11. Ola gostaria de saber se para pegar o morto, precisamente é necessario se comprar do monte e nao do lixo, sei que se eu tiver apenas uma carta na mao nao posso faze-lo!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  12. AHHH Aproveitando a pg anterior , posso bater usando a carta do lixo?

    ResponderExcluir
  13. Adriana, não conseguimos compreender muito bem seus questionamentos...
    Poderia nos esclarecer melhor através do email contato@jogatina.com ?

    ResponderExcluir
  14. pessoal , tenho uma duvida no jogo Buraco , apos embaralhar as cartas a pessoa que esta embaralhando pede para o adversario anterior cortar para ai ele distribuir para os demais , o vivo , e o mesmo que cortou ira fazer o morto ! pergunta : pode a pessoa cortar de uma forma que nao sobre nada impedindo que voce de o morto a partir do segundo corte ? o correto nao e ela dar um corte e deixar cartas o suficiente para voce dar o morto ? pelo meu conhecimento a pessoa deve cortar e deixar cartas suficiente para dar o morto ! por favor me ajudem pois nao encontrei nada sobre a regra no corte !

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!!! Estávamos jogando buraco na casa da minha mãe e surgiu a dúvida abaixo: Eu bati para comprar o morto, porém as cartas do baralho acabaram, antes que eu utilizasse o morto... Eu tenho que descontá-lo??? Caso tenha, qual o valor a ser descontado??? Me ajudem!!!

    Muito Obrigado....

    ResponderExcluir
  16. Será descontato o valor individual de cada carta que estiver na sua mão.

    ResponderExcluir
  17. Eu aprendi jogar buraco em que era permitido uma dupla pegar dois mortos, sendo que para pegar o segundo morto a dupla deveria ter canastra limpa e bater direto, isto é, se o adversário não consegue pegar o morto a outra dupla pega conforme as condições acima mencionadas.

    ResponderExcluir
  18. Ivanilde, existem diversas variações nas regras do jogo de Buraco e suas vertentes. Tentamos focar naquelas que acreditamos ser as mais populares, mas estamos sempre monitorando as sugestões e opiniões de nossos usuários. :)

    ResponderExcluir
  19. OLÁ, BOA TARDE!
    GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA. qDO VC FAZ UMA CANASTRA DE AS A 2 E, FECHA A CANASTRA DIZENDO QUE JÁ ESTÁ PRONTA, AI, NAS RODADAS SEGUINTES VC COLOCA O ULTIMO AS, ESTA CANASTRA QUE VALIA 200 PTS, PASSA A VALER 1000?
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  20. A canastra de 500 vai de 2 a Ás, e a canastra real vai de Ás a Ás!
    Sim, uma canastra simples ou de 500 pode virar uma real conforme você acrescenta as outras cartas nela!

    ResponderExcluir
  21. Olá Mario,

    Primeiramente pedimos desculpas pela demora em responder seu comentário.
    Informamos que já encaminhamos o mesmo para nosso setor responsável.
    Lembramos que o canal correto para dúvidas, sugestões e críticas é a própria seção “Suporte” de nosso site.
    Os comentários do blog têm o propósito de discutir o que foi dito nos posts!

    ResponderExcluir
  22. Olá Eliane,

    Primeiramente pedimos desculpas pela demora em responder seu comentário.
    Lembramos que o canal correto para dúvidas, sugestões e críticas é a própria seção “Suporte” de nosso site.
    Os comentários do blog têm o propósito de discutir o que foi dito nos posts!

    ResponderExcluir
  23. Olá Marcelo,

    Informamos que já encaminhamos sua dúvida para nosso setor responsável.
    Lembramos que o canal correto para dúvidas, sugestões e críticas é a própria seção “Suporte” de nosso site. Os comentários do blog têm o propósito de discutir o que foi dito nos posts!

    Atenciosamente,
    Jogatina.com

    ResponderExcluir
  24. informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de tirar mais uma dúvida: Se um jogo de 4 pessoas uma dupla pegar um morto e o outro morto descer para o monte somente a dupla que pegou o morto poderá bater?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite,
    Existe uma dúvida e gostaria de ajuda:
    No jogo em duplas de buraco aberto, caso as cartas do monte acabem e houver algum morto na mesa, este automaticamente é deslocado para o monte. A dúvida é: se a dupla que não tenha pego o morto poderá bater e finalizar o jogo (desde que possua canastra limpa), ainda que se descontem os 100 pontos? No caso afirmativo, esta dupla tb ganharia os 100 pontos da batida?

    ResponderExcluir
  27. Olá! Recebemos o seu contato através do blog e teremos prazer em ajudá-lo através do nosso Fale Conosco. Basta clicar no link http://www.jogatina.com/contactus.do para entrar em contato! Obrigada e boa diversão!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Recebemos o seu contato através do blog e teremos prazer em ajudá-la através do nosso Fale Conosco. Basta clicar no link http://www.jogatina.com/contactus.do para entrar em contato! Obrigada e boa diversão!

    ResponderExcluir
  29. Olá! Recebemos o seu contato através do blog e acreditamos que você poderá ter mais informações sobre as regras do jogo através do link http://www.jogatina.com/como-jogar-instrucoes-gerais.html. Basta clicar e escolher a regra que deseja conhecer melhor! Obrigado e boa diversão!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite gostaria de saber se quando o adversário acaba as cartas do monte e ele não bate o jogo,é possivél jogar com descarte que ele jogar fora no lixo se servir no jogo que estar na mesa ou na mão da pessoa que jogaria depois dela?

    ResponderExcluir
  31. no caso de ninguém bater, a pessoa compra a última carta no entanto ainda tem o lixo, queria saber se essa pessoa tem ainda a chance de jogar com o lixo ou acaba na última carta comprada?

    ResponderExcluir
  32. eu gostaria de saber se existena canastra a pessoa baixar 4 cartas do mesmoo numero sendo naipe diferente? tirem minha duvida por favor!! obg!

    ResponderExcluir
  33. Olá gostaria de saber se a pessoa que não pega o morto no
    jogo em 3, quando ela bate, ela tem que pagar os 100 do morto ne?
    não ganha 100 do bate, pois ela não chegou nem a pegar o morto?
    ou ganha 100 e desconta 100, fica elas por elas?
    obrigado

    ResponderExcluir
  34. Para levar o morto, eu tenho que larga a ultima carta na mesa ou eu tenho que descartar todas elas na mão sem sobrar nenhuma na mesa?

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    Sim, ela ganha 100 pela batida, mas perde 100 por não ter pego o morto.
    Como você mesmo disse, fica elas por elas

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Sim, é exatamente isso que ocorre. Ao término das cartas, o morto vai para mesa. No caso de ser o último morto e um jogador ter batido, o jogo termina.

    ResponderExcluir
  37. Um jogador compra a ultima carta do baralho e bate para pegar o morto, considerando que a dupla adversária já havia pego o outro morto eu pergunto:

    O jogo acaba ou o morto vai para a mesa para que o adversária compre uma carta e após esta compra e descarte o jogo acaba????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Ao término das cartas do monte, o morto vai automaticamente para a mesa, antes mesmo que o jogador da vez conclua a sua jogada. Portanto, sendo aquele o último morto, se o jogador bater, a partida termina.

      Excluir