quinta-feira, 7 de maio de 2009

A história do Baralho - Os dias de hoje.

Cartas em leque.

A palavra naipe significa "tipo", "família", "estilo", etc. No Brasil, também é usada como gíria, como no contexto a seguir: "olha o naipe daquele cara" significando: "olha o estilo peculiar daquele sujeito".

Os naipes atuais surgiram de uma mistura das versões espanhola e francesa: os nomes dos naipes vieram do espanhol, mas os símbolos gráficos que os representam são franceses. Até chegar ao baralho atual, de 52 peças, as cartas percorreram uma longa história.

Acredita-se que os jogos de cartas tenham surgido na China por volta do século 10. No século 14, as cartas chegaram à Europa levadas pelos árabes, que adaptaram o baralho chinês. O baralho moderno começou a tomar forma no século 16, com o conjunto de 52 cartas criado pelos franceses. Nessa época, vários países da Europa tinham versões locais dos naipes, como os bastões da Espanha ou os pinhões da Alemanha. Como os logotipos franceses dos naipes eram mais simples e fáceis de imprimir, ganharam popularidade e foram adotados em outras nações.

O desenho do baralho atual incorpora traços do Inglês, como vimos nos posts anteriores. A importante mudança impressão das cartas com os naipes nos dois lados das cartas, nos dois sentidos, na posição que os franceses denominam elegantemente de tête-bêche – fez com que toda carta na vertical esteja em posição de jogar. E acrescentaram na margem um indicador do número ou da figura que as cartas contêm, para identificá-las imediatamente, mesmo no formato clássico de leque, como podemos ver tanto nos filmes que mostram jogadores nas mesas de Poker como em livros, fotos e ilustrações pelo mundo a fora.



Baralho lusófono

O baralho mais usado nos países lusófonos possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos - também chamados de naipes - os quais possuem 13 cartas de valores diferentes. Os nomes dos naipes em português (mas não os símbolos) são similares aos usados no baralho espanhol de quarenta cartas. São eles espadas(♠), paus (ou couves)(♣), copas(♥) e ouros(♦), embora sejam usados os símbolos franceses.

Cada naipe possui 13 cartas, sendo elas um ás (representado pela letra A), todos os números de 2 a 10, e três figuras: o valete (também chamado de Jorge), representado pela letra J (do inglês jack), a dama (também chamada de rainha) representada pela letra Q (de queen) e o rei, com a letra K (de king). Ao ás, geralmente, é dado o valor 1 e às figuras são dados respectivamente os valores de 11, 12 e 13.

Os nomes dos naipes em espanhol, correspondentes ao baralho de 52 cartas, não têm as mesmas denominações do baralho espanhol de 40 cartas que são oroscopasespadas' e bastos, mas seus correspondentes diamantescorazonespique etreboles.

Alguns jogos também incorporam um par de cartas com valor especial, e que nunca aparecem com naipe: os curingas (Brasil) ou jokers (Portugal).

Baralho Espanhol

Há 48 cartas, numeradas de 1 a 9, e três figuras: valete (10), cavaleiro (11) e rei (12). Os nomes dos naipes são quase idênticos em português e espanhol: oros, espadas, copas e bastos (“paus”), representando comerciantes, militares, religiosos e camponeses.

Naipes Espanhóis



O baralho espanhol, ou baraja, representa a sociedade da época que foi criado. Os nomes dos naipes são:

  • Ouros - Simbolizado por moedas de ouro, representa os comerciantes).

  • Espadas - Simbolizado por espadas, representa os (militares).

  • Copas - Pode ser traduzido do espanhol como Taças e é exatamente esse o símbolo usado, representa o clero.

  • Bastos - Pode ser traduzido do espanhol como Bastões ou Paus e representam a classe proletária, os camponeses.

Baralho Francês 
São 52 cartas de quatro naipes. Os nomes originais eram carreaux (“quadrados”, que equivale a “ouros”), pique (“pontas de lança”, nossas “espadas”), coeurs (“corações”, nosso “copas”) e trèfles (“trevos”, nosso “paus”). O cavaleiro foi trocado pela dama.

Naipes Franceses

O baralho francês tornou-se padrão depois da Renascença. Substituiu o cavaleiro pela dama (representação da rainha).

É o mais utilizado nos países de língua portuguesa, onde adotaram-se os naipes franceses, mas com os nomes baseados no baralho espanhol. Além disso, as cartas "reais" têm iniciais em inglês: K (de King, Rei), Q (deQueen, Dama ou Rainha) e J (de Jack, Valete). Os naipes são:

  •  Paus, em francês trèfles (trevos). Conhecido também como "trevo" ou "arvorezinha" (informal);

  •  Copas, em francês coeurs (corações). Admite as variações no nome: "taça" ou "coração";

  •  Espadaspiques (pontas de lança ou pinhões). Variações em português: "espadilha", "seta", "lança", ou, informalmente, "punhal";

  •  Ouroscarreaux (losangos). Chamado tamém de "losango" ou "diamante", ou, informalmente, "balãozinho".

Outros Países:

Naipes Alemães


Na Alemanha, os naipes são estilizados de outra forma:

Ás
Não se sabe qual foi o primeiro baralho a trocar a carta de número 1 pelo ás, mas muitos acreditam que tenha sido o baralho alemão – no baralho francês, a primeira carta é o 1 mesmo. A palavra “ás” vem do latim e significa “uma unidade”.

Curinga
Há duas explicações para a origem do curinga. Uma é o “louco”, carta do baralho italiano sem naipe ou número. Outra versão diz que o curinga tem origem inglesa e surgiu no século 19 de uma carta conhecida como “imperial bower”, que vencia todas as outras, outras fontes afirmar que o coringa representa os jograis realizados nos antigos castelos. É a única carta remanescente do baralho original de 78 cartas. O jogo de baralhos era jogado pelos senhores feudais apostando pedaços de terra e escravos, e foi assim que começaram as jogatinas, estendiam o pano verde e jogavam apostando suas posses à procura de um tipo de emoção nunca antes vivida, tal era nos ricos o sentimento da emoção de ganho sem lutas que os conduziria a ser mais ricos do que antes, combinados ao sentimento de perdas que os condiziria à pobreza sem terem sido saqueados.

Cartas Nobres
As figuras existem desde que os árabes incluíram pessoas da corte, como o rei, a rainha e o valete (servo real). Nossas figuras vieram da França (valete, dama e rei, V, D e R no baralho francês), mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (“valete”, em inglês), Q de queen (“rainha”) e K de king (“rei”).

Existem diferentes tipos de baralhos, para cada um deles há naipes diferentes e, por consegüinte, nomes diferentes.



Hoje em dia os jogos de cartas estão presente em quase todos os países do mundo e são uma mania na internet, inúmeros sites com inúmeras versões de jogos de cartas (o nosso Jogatina.com) vocês conhecem bem). Jogos online ou feitas para download, não importa os jogos de cartas são a diversão de milhões de pessoas pelo mundo afora, desde os tempos mais remotos e vão continuar assim, sempre que tivermos um baralho e pessoas querendo juntar os amigos e passar horas divertidas.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber as regras completas do jogo de cartas tres sete (italiano) com o baralho espanhol.

    ResponderExcluir
  2. Rogerio, não temos essejogo em nosso site, portanto não temos como te ajudar :(

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o baralho utilizado no Truco Pode Tbm Ser usado no Poker?

    ResponderExcluir
  4. Sim, é possível usar o mesmo baralho!

    ResponderExcluir