sexta-feira, 8 de maio de 2009

As regras do jogo de tranca.

Recebidos alguns pedidos, na maioria de novos jogadores, de indicação de onde podiam achar as regras para cada jogo. Nesse caso as regras da tranca estão aqui.
Mas mesmo assim resolvemos fazer uma série de posts colocando no blog o mesmo texto do site.

Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato através dos comentários ou do formulário de contato.

Conhecida como Canastra Uruguaia, como quase tudo no mundo do carteado, a origem da Tranca é desconhecida.

Regras do jogo de Tranca


Pode ser jogado com dois ou quatro jogadores. No jogo com dois participantes, você jogará contra a única outra pessoa presente na mesa. A contagem de pontos é individual.Quando quatro pessoas participam, duas duplas são formadas, e uma dupla joga contra a outra. O seu parceiro de jogo será a pessoa que estiver posicionada exatamente acima de você, no outro lado da mesa de jogo, com o nome dentro de uma caixa da mesma cor que a sua. A distribuição das cartas é feita automatica e aleatoriamente pelo sistema, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe Jogatina.com neste processo.

  • Jogadores: 2 ou 4

  • Número de cartas: 104 (2 baralhos sem Joker)

  • Distribuição: 11 cartas para cada participante e dois mortos com 11 cartas em cada um

  • Objetivo: Ganha o jogo a pessoa ou dupla que fizer o maior número de pontos

Convenções



  • Pode trinca (lavadeira).

  • Não tem Joker.

  • Tem morto.

  • Pode bater com canastra suja.

Definições



  • Baixar um jogo – Na tranca, um jogo consiste em três ou mais cartas do mesmo naipe ordenadas numa seqüência numérica; ou três ou mais cartas do mesmo valor independente do naipe. Ex.: 5, 6 e 7 de Copas, ou 5,5,5. (um 5 de ouros, 5 de espadas e 5 de paus) O número mínimo de cartas para baixar um jogo é 3. Porém no decorrer da partida pode-se acrescentar outras cartas no jogo.

  • Comprar o lixo – Você só poderá comprar o lixo, se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo que você tenha já baixado, ou que possa ser combinada com as cartas da sua mão formando um novo jogo.

  • 3 preto - Os 3 pretos (3 de espadas ou 3 de paus) não podem ser utilizados em jogos. Quando um 3 preto é jogado na lixeira, ele “tranca” o lixo, ou seja, impede que o jogador seguinte compre o lixo, sendo obrigado a comprar uma carta do monte.

  • 3 vermelho - O 3 vermelho (3 de copas ou 3 de ouros) pode ser utilizado apenas se for baixado sozinho. Ele não pode ser utilizado em outros jogos. No final da partida, o jogador ganhará 100 pontos por 3 vermelho baixado caso tenha feito alguma canastra (limpa ou suja), ou perderá 100 pontos por 3 baixado caso não tenha uma canastra.

  • Curingas - Não há curingão - Joker, apenas o 2 pode ser utilizado como curinga, podendo substituir qualquer carta.
    Obs. Como os 3 vermelhos e pretos não podem ser encaixados em outros jogos, não é possível limpar uma canastra suja no jogo de tranca.

  • Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tinha pego o morto. No caso de um jogo em que ninguém tenha pego o morto, só é possível um jogador bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.

  • Morto – É o montante de 11 cartas que um jogador compra quando descarta todas as cartas da mão. Se for jogo de 4 jogadores, cada morto corresponde a uma dupla. Só pega o morto o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Não é possível comprar os dois mortos. Caso as cartas do monte acabem e houver algum morto na mesa, este automaticamente é deslocado para o monte.

  • Batida Direta e Batida Indireta – Batida direta é aquela em que o jogador acaba com as cartas da mão sem jogar nenhuma fora, ou seja, todas as cartas vão para os jogos da mesa. Caso haja morto, ele o pegará e continuará a jogar, sem comprar carta. Já a batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Havendo morto, ele o pegará, mas só poderá utilizá-lo na outra rodada, quando for a sua vez de jogar.

  • Canastra - Jogo de sete cartas ou mais do mesmo valor de qualquer naipe, ou  jogo de sete cartas em seqüência, do mesmo naipe. Ex. 8,8,8,8,8,8,8 ou 4,5,6,7,8,9,10. Existem dois tipos de canastra: Canastra limpa (sem curinga) e Canastra suja (com curinga).

O Jogo


O primeiro jogador, compra uma carta monte, verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora alguma que não lhe interessa. Essa carta vai para a lixeira. Após jogar fora, é a vez do jogador imediatamente à esquerda, e assim por diante, até que alguém termine a partida. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira. No jogo de Tranca, apenas a última carta jogada na lixeira será exibida, estando as demais cartas escondidas. O jogador só poderá comprar o lixo se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo que ele tenha já baixado, ou que possa ser combinada com as cartas da própria mão, formando um novo jogo.
Caso a última carta jogada na lixeira seja um três preto, o jogador necessariamente terá que comprar do monte. Após cada compra o jogador poderá baixar um jogo antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto, e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tiver nas mãos.

Contagem


Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Descontam-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, somam-se mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade. Obs: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Valor em pontos



  • Batida = 100 pontos

  • Todas as cartas = 10 pontos cada carta

  • 3 vermelho baixado, com canastra = 100 pontos

  • 3 vermelho baixado, sem canastra = -100 pontos

  • Canastra Suja = 100 pontos

  • Canastra Limpa = 200 pontos


    Agora que você já sabe todas as regras, jogue tranca online!

    40 comentários:

    1. Sexta-feira o Twitter nos deixou na mão, post com as regras da Tranca: http://tinyurl.com/pdckce ou http://blog.jogatina.com

      ResponderExcluir
    2. josé vieira de siqueira29 de maio de 2009 às 14:35

      Em nossa região o jogo de tranca tem algumas diferenças do acima exposto. Jogamos com 13 cartas, não tem morto, jogamos com joker (aqui chamado coringão) e este limpa a canastra. Lavadeira faz somente de az e rei, não sendo permitida lavadeiras de cartas de outros valores, o tres vermelho baixado, se não fizer canastra quem o baixou não conta os 100 pontos, mas não é castigo, quanto ao 03 preto, se houver batida e ficar com a carta na mão será penalizado em 100 pontos por cada 3 preto.
      Sds,
      Siqueira

      ResponderExcluir
    3. quero saber se, após fazer uma canastra limpa, posso suja-la?

      ResponderExcluir
    4. Pode, mas se for um jogo onde você só possa bater com pelo menos uma limpa na mesa. Se você não tiver nenhuma outra, não poderá bater!

      ResponderExcluir
    5. gostaria de saber se eu bater direto pegar o morto e tiver 2 trez vermelho e uma carta só na compra.....acabou o jogo?????

      ResponderExcluir
    6. Amigo, não conseguimos compreender sua pergunta. Poderia esclarecer para mim?

      ResponderExcluir
    7. quando eu fui jogar tranca com 06 pessoas eu fikei em duvidas sao 03 ou 04 baralhos?

      ResponderExcluir
    8. Ih, Ariane...não sei te dizer! Que eu saiba, Tranca se joga com no máximo quatro pessoas!
      :)

      ResponderExcluir
    9. olá, se a última carta do monte for um dolar ou três vermelho, ele valerá como dolar?
      Outra dúvida , se eu pegar o morto e tenho um dolar para trocar e está na última carta do monte e na minha vez, eu troco e baixo o jogo normalmente?

      ResponderExcluir
    10. Ivan, não entendi muito bem a sua dúvida. Poderia explicar melhor? :)

      ResponderExcluir
    11. O que acontece se o meu adiversario bater o jogo e eu tiver dolar na mao ou seja nao ter baixado ? o que acontece eu pago o dolar no valor de carta (10 pontos) ou de dolar (100 pontos)

      ResponderExcluir
    12. Arthur, bom dia!
      Primeiramente lembramos que este é um tipo de dúvida a ser tirado no canal de suporte, ok?
      Mas vamos abrir uma exceção...

      O três vermelho - ou dólar como alguns gostam de chamar - na mão ao final da partida, gera o mesmo deconto que todas as outras cartas, ou seja, 10 pontos.

      ;)

      ResponderExcluir
    13. Peguei o morto e é a minha vez de jogar; No morto tem tres vermelho, posso comprar e pegar o lixo?

      ResponderExcluir
    14. Olá, uma dúvida, o 3 vermelho é obrigado a jogar na mesa? E se meu adversário não jogar o 3 vermelho e eu bater, ele perde 100 pontos ou 10?
      se a última carta do monte for 3 vermelho, a pessoa perde 100 pontos ou 10?
      obrigada

      ResponderExcluir
    15. Quando a dupla deixa de pegar o morto porque as cartas foram p/ a mesa (as cartas acabaram) ela pode bater mesmo assim e acabar com o jogo?

      ResponderExcluir
    16. Pode sim, mas terá 100 pontos descontados porque não pegou o morto!

      ResponderExcluir
    17. Claire, recomendamos que você leia as regras de Tranca em nosso site, ok?

      ResponderExcluir
    18. Luiz, não entendemos muito bem a sua dúvida. Que tal ler as regras em nosso site?

      ResponderExcluir
    19. jogador A tem morto para ser usado quando chegar sua vez.
      Jogador D meu adversário a minha esquerda pega a ultima carta da mesa e bate o jogo indiretamente e pega seu morto.
      A carta descartada pelo jogador D servia para o jogador A que iria assim usar seu morto.
      Por outro lado o jogador D bateu e pegou o morto só para prejudicar a dupla A e C, pois tinham acabdo de entrar na mesa e assim ficar com o tres preto.
      Pode o jogador A usar a mesa com o ultimo descarte do jogador D já que o ultimo morto teria que ir para a mesa e o jogador D bateu indiretamente só para que esta situação viesse a ocorrer, já que a regra nesta situação náo esta escrita em qualquer lugar.

      ResponderExcluir
    20. Francisco, não conseguimos entender muito bem a sua questão. De todo modo, sugerimos que escreva para o nosso suporta de maneira bem explicadinha para que eles possam ajudar, ok? ;)

      ResponderExcluir
    21. ola eu jogo tranca a algum tempo so que tenho uma duvida
      qual é a regra primeiro eu compro e depois troco o dolar ou primeiro troco o dolar e depois compro ou nao faz diferença??? obrigada

      ResponderExcluir
    22. BENEDITO DE LACERDA PRADO25 de abril de 2010 às 17:03

      Verifiquei a regra de tranca e tenho uma dúvida:
      Ex= O meu adversário tem 4 cartas, sendo 2 coringas e um quatro e uma dama, ambas dão canastra, ele pode jogar um coringa ou é obrigado a descartar a dama ou quatro; Para jogar coringa fora só quando todas as cartas forem coringa?

      ResponderExcluir
    23. Ixi...acho que não conseguimos entender muito bem sua dúvida... :/

      ResponderExcluir
    24. Fabiane, você encontra todas as explicações aqui!

      ResponderExcluir
    25. Quando compra o morto e acaba as cartas na mesa e voce fica com o morto na mão sem usar, vai pagar quanto? os cem pontos pelo morto, ou acabou as cartas no monte ninguem para nada?

      ResponderExcluir
    26. Olá! Recebemos o seu contato através do blog e teremos prazer em ajudá-la através do nosso Fale Conosco. Basta clicar no link http://www.jogatina.com/contactus.do para entrar em contato! Obrigada e boa diversão!

      ResponderExcluir
    27. Olá! Recebemos sua dúvida através do blog e recomendamos que você acesse as Regras do jogo de Tranca. Basta clicar no link http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-tranca.html . Obrigada e boa diversão!

      ResponderExcluir
    28. Olá! Recebemos o seu contato através do blog e recomendamos que você acesse as Regras do jogo de Tranca. Basta clicar no link http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-tranca.html . Obrigada e boa diversão!

      ResponderExcluir
    29. Olá! Recebemos o seu contato através do blog e recomendamos que você veja as Regras do jogo de Tranca. Basta clicar no link http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-tranca.html. Obrigada e boa diversão!

      ResponderExcluir
    30. Quando na sua vez de comprar uma carta e só tiver duas ,e se a sua for um tres verrmelho?

      ResponderExcluir
    31. Jogamos tranca de forma diferente. Quando atingimos 1.500 pts. entramos no (Vuu) e a dupla só pode abaixar jogos quando tiver em mãos com 90 pts.
      comprando pelo monte ou uma carta descartada no lixo. Temos a penalidade de se errarmos a contagem de 90 pts, passará para 120 pts. E se houver um outro erro de contagem dos 120 pts. Continua a mesma pontuação de 120 pts? Ou aumenta a pontuação? A dúvida para quem joga com essa regra é que. Só podemos abaixar com a carta comprada do monte? Não podendo comprar a carta descartada no lixo?

      ResponderExcluir
    32. POR FAVOR TIRE UMA DUVIDA, NA CONTAGEM QDO ACABA O JOGO SE ALGUEM TIVER COM O TRES PRETO NA MAO É PENALIZADO COM 100 PONTOS OU É CONSIDERADO UMA CARTA NORMAL . GRATO

      ResponderExcluir
    33. Após pegar o lixo com bastante carta posso abrir as cartas na mesa e ir baixando o jogo? E como é chamado o jogo em que o tres preto na mão vale 50ou 100 pontos negativos conforme convenção?

      ResponderExcluir
    34. Quando for pegar o morto eu posso escolher o monte que está cruzado?E após embaralhar as cartas ao invés de cortar posso ordenar para distribuir as cartas simplesmente?

      ResponderExcluir
    35. se eu tiver uma canastra suja de com cartas de quatro a reis com o curinga no lugar do àz...e eu comprar o áz posso adicionar o az na canastra? acho que não pois o curinga esta no lugar do áz...

      ResponderExcluir
    36. olá..sabado quebrou o pau com minha companheira jogando tranca. Levanto as cartas, tenho 3 tres vermelho na mão, devo comprar mais tres vezes e mais uma pela vez, é o certo ? outra hipótese; tenho 11 cartas e não tenho 3 vermelho, mas compro um, em seguida mais um vermelho , tenho o direito de comprar mais uma vez pela vêz ? ou não...

      ResponderExcluir
    37. oi gostaria de saber se em um jogo de tranca aonde jogam duas duplas ou seja 4 pessoas,o parceiro de uma dupla pega o morto indiretamente ou seja ainda nao usou o morto se a sua dupla quando chega sua vez pode bater e terminar com o jogo antes que sua dupla use o morto!!!

      ResponderExcluir

    38. Ana Paula :
      oi gostaria de saber se em um jogo de tranca aonde jogam duas duplas ou seja 4 pessoas,o parceiro de uma dupla pega o morto indiretamente ou seja ainda nao usou o morto se a sua dupla quando chega sua vez pode bater e terminar com o jogo antes que sua dupla use o morto!!!

      @Ana Paula

      ResponderExcluir
    39. @Jogatina
      ola paula, jogo tranca ha muitos anos e posso garantir que sim, pode bater.

      ResponderExcluir