terça-feira, 12 de maio de 2009

As regras do buraco fechado

Continuando a série de posts com as regras dos jogos, hoje temos o Buraco Fechado. Só lembrando: as regras do Buraco Fechado estão aqui. Dúvidas? Entre em contato através dos comentários ou do formulário de contato.

cartas de baralho vista por trás.
Cartas de baralho

 Regras do Buraco Fechado Pode ser jogado com dois ou quatro jogadores. No jogo com dois participantes, você jogará contra a única outra pessoa presente na mesa. A contagem de pontos é individual. Quando quatro pessoas participam, duas duplas são formadas, e uma dupla joga contra a outra. O seu parceiro de jogo será a pessoa que estiver posicionada exatamente acima de você na mesa de jogo, com o nome dentro de uma caixa da mesma cor que a sua.

A distribuição das cartas é feita automatica e aleatoriamente pelo sistema, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe Jogatina.com neste processo.

  • Jogadores: 2 ou 4

  • Número de cartas: 108 (2 baralhos com 2 coringas cada)

  • Distribuição: 11 cartas para cada participante e dois mortos com 11 cartas em cada um

  • Objetivo: Ganha o jogo a pessoa ou dupla que fizer o maior número de pontos

Convenções



  • Pode trinca (lavadeira)

  • Tem curingão (Joker) e este vale 50 pontos

  • Tem morto

  • Pode bater com canastra suja

Definições



  • Baixar um jogo – No Buraco Fechado, um jogo consiste em três ou mais cartas do mesmo naipe ordenadas numa seqüência numérica; ou três ou mais cartas do mesmo valor independente do naipe. Ex.: 5, 6 e 7 de Copas, ou 5,5,5. (um 5 de ouros, 5 de espadas e 5 de paus) O número mínimo de cartas para baixar um jogo é 3. Porém no decorrer da partida pode-se acrescentar outras cartas no jogo.

  • Comprar o lixo – Você só poderá comprar o lixo, se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo que você tenha já baixado, ou que possa ser combinada com as cartas da sua mão formando um novo jogo.  

  • Morto – É o montante de 11 cartas que um jogador compra quando descarta todas as cartas da mão. Se for jogo de 4 jogadores, cada morto corresponde a uma dupla. Só pega o morto o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Não é possível comprar os dois mortos. Caso as cartas do monte acabem e houver algum morto na mesa, este automaticamente é deslocado para o monte.

  • Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tinha pego o morto. No caso de um jogo em que ninguém tenha pego o morto, só é possível um jogador bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.


  • Batida Direta e Batida Indireta – Batida direta é aquela em que o jogador acaba com as cartas da mão sem jogar nenhuma fora, ou seja, todas as cartas vão para os jogos da mesa. Caso haja morto, ele o pegará e continuará a jogar, sem comprar carta. Já a batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Havendo morto, ele o pegará, mas só poderá utilizá-lo na outra rodada, quando for a sua vez de jogar.

  • Canastra - Jogo de sete cartas ou mais do mesmo valor ou em seqüência, do mesmo naipe. Existem quatro tipos de canastra: Canastra limpa (sem curinga), Canastra suja (com curinga), Canastra de mil (de ás a ás, sem curinga) e Canastra de quinhentos (de ás a 2, sem curinga).

O Jogo O primeiro jogador, compra uma carta monte, verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora alguma que não lhe interessa. Essa carta vai para a lixeira. Após jogar fora, é a vez do jogador imediatamente à esquerda, e assim por diante, até que alguém termine a partida. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira. No jogo de Buraco Fechado, apenas a última carta jogada na lixeira será exibida, estando as demais cartas escondidas. O jogador só poderá comprar o lixo se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo que ele tenha já baixado, ou que possa ser combinada com as cartas da própria mão, formando um novo jogo. Após cada compra o jogador poderá baixar um jogo antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto, e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tiver nas mãos.


Contagem


Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Descontam-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, somam-se mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade. Obs: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Valor em pontos



  • Batida = 100 pontos

  • Curinga (dois) = 10 pontos

  • Curinga (Joker) = 50 pontos

  • Do Rei ao 8 = 10 pontos cada carta

  • Do 7 ao 3 = 5 pontos cada carta

  • Ases = 15 pontos cada carta

  • Canastra Suja = 100 pontos

  • Canastra Limpa = 200 pontos

  • Canastra de Quinhentos = 500 pontos

  • Canastra Real = 1000 pontos

Agora que você já sabe todas as regras, jogue buraco fechado online!

25 comentários:

  1. gostaria de saber se a canastra tanto no buraco aberto pode ser limpa ou não? E até que momento,até qual carta? EX: se tiver um jogo na mesa de 3á 9 mas com cringa do mesmo naipe ou joker entre eles este jogo podera ser limpo?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleidimar, você poderia me explicar melhor o que quer dizer?
    Você quer saber se num jogo de Buraco (aberto ou fechado) a canastra pode ser limpa e em qual ocasião. E se for suja em qual ocasião. Certo?
    Já deu uma olhada no post com as regras do Buraco aberto e no post com as regras do buraco fechado?

    ResponderExcluir
  3. Estava jogando buraco, peguei o lixo e descartei um 5 de Paus... O Adversário bateu usando o 5... Isto e valido no Jogo ?...

    ResponderExcluir
  4. Estava jogando buraco, pequei o lixo e descartei o 5 de paus.. O adversário bateu o jogo usando o 5... Ja havia entrado na mesa os dois mortos e ele finalizou a partida... Isto é valido...

    ResponderExcluir
  5. Não estou aqui para fazer um comentário e sim 01 proposta.
    Porque o site não abre, pelo menos, 01 sala das VIPS e, pq não, nas gratuitas, com regras STBL (Sem Trinca e Batida só com Limpa)
    É 01 situação muito difícil, qdo combinado 01 regra STBL, e tem uns "SEM-PALAVRA", sem preconceito, povinho brasileiro, "TEM QUE LEVAR VANTAGEM EM TUDO", e sendo assim, não cumpre o acordo!!!
    Quero receber respostas para esta minha solicitação, pois, já encaminhei outras 02 e não obtive resposta

    ResponderExcluir
  6. o q é uma trinca? gostaria muito de saber...
    estou aprendendo jogando e nao consegui aprender ainda...alguem pode me ajudar??????

    ResponderExcluir
  7. Oi Ronaldo, tudo bem?
    Agradecemos seu contato e informamos que o melhor local para sugestões é através de nosso canal de suporte, ok?
    De todo modo, já encaminhamos seu email a eles!

    ResponderExcluir
  8. Joyce, trinca são 3 ou mais cartas do mesmo valor juntas. Leia as regras em nosso site!

    ResponderExcluir
  9. no buraco fechado eu abaixei um jogo e peguei o morto e meu parceiro não abaixou nenhuma carta a partida inteira e o adversário bateu o jogo,ai eu tenho que pagar 100 pontos do morto que eu não usei.e o meu parceiro paga as cartas da mão ou 100 pontos porque não baixou nenhuma carta?

    ResponderExcluir
  10. O desconto de pontos é feito aos dois participantes da dupla, você e seu parceiro.

    ResponderExcluir
  11. roberto souza francisco24 de abril de 2010 às 10:43

    neste jogo vale trinca de 2(coringa) e canastra? valendo qual o valor

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sugiro criar um buraco fechado com as seguintes regras:
    Bater com limpa
    Sem trincas, do tipo: kkk, QQQ, AAA.
    Quando jogamos buraco fechado, na mesa publica principalmente, a maioria das pessoas gostam de fazer dessa forma( sem trincas e bater com limpa).
    Porem, tem pessoas que concordam com o combinado, mas acabam descumprindo principalmente na hora de bater, pois acabam batendo com suja e gera uma grande insatisfaçao por parte dos demais.
    Acredito que nao será muito dificil criarem um buraco fechado com essas regras, uma vez que, a maioria das pessoas q jogam buraco fechado gostam de jogar sem trincas e bater com limpa.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  13. Estas informações você encontra lendo atenciosamente as regras! ;)

    ResponderExcluir
  14. Elisângiela, já disponibilizamos as salas STBL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nao entendo essa Galera!! Pois entao jatemaSTBL e ainda insistem em jogar buraco fechado.. Odeio qnd entro em umjogo doburaco fechado e o Cara vem Falando que e sem trinca.. Odeiooo se querem jogar sem trinca pq entram no Buraco Fechado!! Aff!!

      Excluir
  15. Olá Tati,

    Primeiramente pedimos desculpas pela demora em responder seu comentário.
    Informamos que já encaminhamos o mesmo para nosso setor responsável.Lembramos que o canal correto para dúvidas, sugestões e críticas é a própria seção “Suporte” de nosso site.
    Os comentários do blog têm o propósito de discutir o que foi dito nos posts!

    ResponderExcluir
  16. Olá Domingos,

    Primeiramente pedimos desculpas pela demora em responder seu comentário.
    Lembramos que o canal correto para dúvidas, sugestões e críticas é a própria seção “Suporte” de nosso site.
    Os comentários do blog têm o propósito de discutir o que foi dito nos posts!

    ResponderExcluir
  17. Olá Jander,

    Primeiramente pedimos desculpas pela demora em responder seu comentário.
    Lembramos que o canal correto para dúvidas, sugestões e críticas é a própria seção “Suporte” de nosso site.
    Os comentários do blog têm o propósito de discutir o que foi dito nos posts!

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana Lúcia,

    Agradecemos seu contato.
    Lembramos que o canal correto para dúvidas, sugestões e críticas é a própria seção “Suporte” de nosso site.
    Os comentários do blog têm o propósito de discutir o que foi dito nos posts!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tenho uma grande duvida sobre a regra do morto. Quando a dupla não pega o morto e ele vai pra mesa de comprar, a dupla pode bater? Porque joguei com um pessoal que deixava a dupla podia bater. Nao gostei porque nao vi logica, pois a dupla que pegou o morto tinha que descartar mais cartas e a outra que nao pegou, sendo assim se a dupla que nao pegou o morto pode bater, a dupla que pegou perde a chance de descartar o morto. Qual a regra de voces

    ResponderExcluir
  20. Olá! Recebemos o seu contato através do blog, e recomendamos que você acesse as Regras do Buraco para mais informações. Basta clicar no link: http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-buraco.html. Obrigada e boa diversão!

    ResponderExcluir
  21. Caso os 2 mortos forem para a mesa é descontado das duas duplas?

    ResponderExcluir
  22. Olá! Recebemos o seu contato através do blog, e informamos que todo o nosso contato é feito somente pelo Fale Conosco. Basta clicar no link http://www.jogatina.com/contactus.do para entrar em contato! Obrigada e boa diversão!

    ResponderExcluir
  23. gosto do buraco fechado do orkut

    ResponderExcluir