quarta-feira, 13 de maio de 2009

As regras do jogo de poker

Continuando a série de posts com as regras dos jogos, hoje temos o Poker Texas Hold'em Sem Limites! Só lembrando: as regras do Poker Texas Hold'em sem limites estão aqui.

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História

O poker desenvolveu-se nos Estados Unidos, mais especificamente no Oeste e no Sul e desde logo tornou-se o jogo de cartas favorito dos norte-americanos, especialmente dos pioneiros do Oeste.

A origem do poker é muito antiga e está ligada a vários outros jogos que também se baseiam em combinações de cartas do mesmo valor e que apresentam um sistema de apostas muito semelhante ao do poker atual.

A versão do jogo mais parecida com a versão contemporânea é Poque, que data do século 17, na França. O jogo atravessou o Atlântico com um grupo de colonizadores Franceses que eventualmente fundaram a cidade de New Orleans. A partir dai, se difundiu ao longo da rota do Rio Mississippi durante o século 18 e floresceu nos Estados Unidos durante o século 19, quando o pais começou sua expansão até o Oeste. Por este motivo, a história de Poker é normalmente associada com o "Wild West" Americano.


Poker aberto

O poker aberto é também conhecido como Stick Poker ou Stud Poker. Nas modalidades mais comuns pode-se jogar com cinco ou sete cartas.

poker aberto (ou stud poker) é uma variante de poker na qual cada jogador uma certa quantidade de cartas expostas (conhecidas em inglês como face cards) e cartas fechadas (ou hole cards). A forma mais popular de stud poker é seven-card stud e suas variantes, como seven-card stud hi/lo e razz.

Poker Com cinco cartas

stick de 5 cartas é um jogo bastante violento, pois o volume de apostas pode ser muito grande. O valor dos jogos é o mesmo do poker. No Brasil, costuma-se considerar no Stick apenas os jogos de pares (pardois parestrincafullhandquadra). O jogo completo, em que valem todas as combinações, é chamado Sticão.
Como não há troca de cartas, o número de participantes pode ser maior. Geralmente as cartas seis e até mesmo as cartas sete não são utilizados, se o grupo for composto de seis ou sete jogadores. As apostas são feitas após o recebimento de cada carta.

Cada jogador recebe uma carta fechada e uma aberta. Após examinar a carta fechada, cada jogador aposta, de acordo com a possibilidade de formar um jogo vencedor com as cartas que ainda receberá. O primeiro a apostar será aquele que tiver a maior carta aberta, seguindo-se então o sentido horário.

O carteador costuma indicar quem será o primeiro a falar , dizendo Fala o Ás, ou Fala o Rei, se esta for a carta aberta de maior valor. Se houver empate nas cartas expostas, deverá falar primeiro o jogador mais próximo do carteador, à sua esquerda. Para receber cartas, todos apostam um valor mínimo, o chamado pingo. Após receber a primeira carta fechada,
cada jogador, a partir de quem tiver a carta maior, deverá apostar ou sair, ou aumentar a aposta de algum jogador que o procedeu.

Geralmente convenciona-se que, na primeira volta, quem receber figura será obrigado a acompanhar as apostas. Uma segunda carta aberta é distribuída e as apostas serão reiniciadas, novamente a partir de quem tiver a melhor combinação de cartas. O carteador indicará, por exemplo: Fala Às e Rei, ou Fala o par de Damas. Se estiverem jogando o Sticão, em que valem todas as combinações, nesta fase ainda não se consideram as seguidas e os flushes para abertura das apostas. Uma nova carta (terceira aberta e quarta do jogo) é distribuída; novamente abrem-se as apostas. Se estiverem jogando sticão, agora já serão levadas em conta as possibilidades de seqüências e flushes.

O carteador dirá, por exemplo Fala a seqüência possível, para o jogador cujas três cartas abertas estão em seqüência, se este for o maior jogo à vista. A quinta carta, também aberta, obrigará à repetição do processo. As apostas, escalonadas, elevam bastante o nível do jogo; assim, os inexperientes devem tomar bastante cuidado. Se for combinado antes do jogo, quem desejar poderá receber uma outra carta fechada, desde que abra a primeira, pois cada um só poderá receber uma carta fechada.


 Poker com sete cartas

A troca de cartas é permitida e, em conseqüência, o volume de apostas pode ser ainda maior. Cada jogador recebe três cartas, duas fechadas e uma aberta. Abrem-se então as apostas, como no stick de cinco cartas. A quarta e a quinta cartas são distribuídas da mesma forma, interrompidas pelas apostas. Cada jogador poderá então trocar uma carta, aberta ou fechada, dependendo da carta que devolver ao carteador. Se separou uma carta fechada, receberá outra fechada ou se separou uma carta aberta, receberá outra aberta.

Novas apostas são feitas, procedendo-se então à última troca, obedecidas as mesmas normas. São feitas então as apostas finais, as cartas expostas e o vencedor recolhe as fichas. Para que o jogo não fique muito violento, costuma-se controlar o volume de apostas, estabelecendo-se um limite para as apostas iniciais.


High-Low

É uma variante do poker que se assemelha também ao poker Miséria, pois ganham as mãos de maior e menor valor. As fichas são divididas entre o pior e o melhor jogo da mesa, ficando com o melhor a ficha que por acaso restar na divisão. É permitida a troca de cinco cartas. As demais regras são iguais às do poker comum.

A mão baixa é definida da seguinte forma: conta-se o valor numérico das cartas que não formam nenhum jogo, a que tiver a menor maior carta vence. Por exemplo, A-2-3-4-5 é o melhor menor jogo possível (e curiosamente também uma sequência), seguido de A-2-3-4-5, 2-3-4-5-7 e assim por diante. Geralmente o jogo baixo só é considerado válido se nenhuma das cartas for maior que 8 e não formar nenhum par ou outra combinação com cartas repetidas (A-2-2-3-4 não é um jogo baixo válido por conter um par de 2s e A-2-3-4-9 não forma um jogo baixo por conter um 9).


Poker Fechado

Uma forma de poker na qual os jogadores recebem inicialmente uma mão completa de cinco cartas, podendo depois melhorá-la trocando as cartas não desejadas por igual número de cartas do baralho.

Nos Estados Unidos utiliza-se um baralho comum de 52 cartas. No Brasil as cartas de valor mais baixo são retiradas, de acordo com o número de participantes. Com quatro participantes utilizam-se as cartas do 7 ao Ás; com cinco jogadores, do 6 ao Ás. Embora os grupos possam ser constituídos de dois até oito jogadores, as mesas formadas de quatro a sete são consideradas ideais. Para cada jogador a mais no grupo, uma outra carta será acrescentada. Assim, se forem seis os participantes, o cinco é incluido. O Ás é a carta mais alta, mas também pode entrar nas seqüências como a mais baixa. Exemplo: se o 7 estiver no jogo, a seqüência máxima será A-K-Q-J-10 e a mínima 10-9-8-7-Ás.


Distribuição

Antes de iniciar o jogo, os jogadores devem estabelecer o valor do cacife, ou seja, o montante em fichas necessário para as apostas que serão feitas no decorrer do jogo. O primeiro carteador será aquele que tirar a carta mais alta, sorteada apenas para efeito de distribuição das cartas. A seguir, será substituído a cada rodada pelo jogador mais à esquerda.

Por se tratar de um jogo de apostas, o poker tem convenções rigorosas sobre o embaralhamento, corte e distribuição das cartas. Antes da distribuição, as cartas devem ser embaralhadas no mínimo três vezes. Qualquer jogador pode participar do embaralhamento, desde que peça ao carteador, que será, invariavelmente, o último a embaralhar. O baralho deve ser oferecido ao jogador da direita para o corte. Se este não quiser, qualquer outro jogador poderá cortar. O monte de cartas será cortado uma única vez, a menos que ocorra alguma irregularidade. Se alguma carta virar durante o corte, as cartas deverão ser novamente embaralhadas e dadas a cortar. Se nenhum jogador cortar, o carteador não poderá mais embaralhar e deverá proceder à distribuição. A distribuição é feita no sentido horário, uma por vez, fechadas, cinco para cada jogador. As cartas que sobrarem ficarão ao lado do carteador, para serem usadas posteriormente.


Ritmo do jogo

Primeira rodada de apostas
Antes de receber cartas, cada participante deposita um pingo no centro da mesa. Estas fichas serão disputadas durante o jogo. O jogo corre com a distribuição de cartas no sentido horário. Assim, o jogador à esquerda do carteador será o primeiro a falar. As opções são as seguintes:

  1. Pensa que não conseguirá formar um bom jogo e passa ou sai , pondo suas cartas fechadas sobre a mesa;

  2. Diz mesa (ou alternativamente bate duas vezes na mesa), para verificar a situação dos demais, antes de apostar. Com isso, transfere o direito de falar em primeiro lugar ao jogador à sua esquerda, conservando o direito de falar posteriormente, se alguém abrir;

  3. Gosta de seu jogo e faz uma aposta inicial.

Às vezes o limite das apostas não é estabelecido, mas em geral as apostas são combinadas antes do início do jogo, fixando-se o limite mínimo e o máximo. Se o primeiro jogador passar ou disser mesa, o segundo terá as mesmas opções, e assim por diante, até chegar ao carteador. Se todos passarem, as cartas serão reunidas e o segundo jogador da mesa procederá a nova distribuição.

As fichas continuarão na mesa e serão apontadas pelos novos pingos. Se o primeiro jogador apostar, o segundo terá de decidir se acompanha, sai ou aumenta a aposta (repique). Se algum jogador repicar, qualquer outro poderá contra-repicar (aumentar novamente a aposta). Se alguém abrir e os outros apenas acompanharem, o abridor não poderá repicar a própria aposta inicial.

Se alguém repicar ou contra-repicar, os que já acompanharam terão de decidir se desejam completar suas apostas ou se desejam sair. Para participar, todos deverão ter apostado a mesma quantidade de fichas. Se algum jogador disse "mesa" inicialmente, após a "abertura" terá de decidir, na sua vez de falar, se deseja acompanhar ou se prefere sair.
Troca de cartas
Quando as apostas terminarem os jogadores que continuarem no jogo poderão trocar cartas. Esta troca é feita uma única vez. É raro algum jogador desejar trocar quatro cartas, pois isto reduziria a possibilidade de melhorar a mão. Em alguns lugares só se permite a troca de quatro cartas ao primeiro jogador. Em geral os jogadores trocam uma, duas ou três cartas. Se alguém receber um jogo feito, não precisará trocar cartas.

O carteador distribuirá as novas cartas, utilizando as que haviam sobrado na distribuição inicial, mais as recolhidas dos que "saíram", embaralhando-as novamente e dando-as a cortar, sempre em sentido horário, de acordo com o pedido de cada jogador. Na sua vez de pedir, cada jogador deverá anunciar quanta cartas deseja, destacando de sua mão igual número de cartas, jogando-as fechadas sobre a mesa, antes de receber as novas. Se as cartas não forem suficientes para as trocas, o carteador recolherá as cartas já descartadas, embaralhando-as, para distribuí-las aos que ainda não trocaram cartas.
Segunda rodada de apostas
Já com o novo jogo, o jogador que iniciou as primeiras apostas, isto é, quem abriu o jogo, deverá ser o primeiro a falar. Se houver repiques, o último repicador falará primeiro. Poderá dizer "mesa" ou apostar. O seguinte poderá dizer "mesa", se o primeiro também o fez, ou sair, acompanhar a aposta ou aumentá-la. Se todos disserem mesa, quem tiver o melhor jogo recolherá as fichas.

Se houver apostas (simples, repicadas ou contra-repicadas), os que ficarem no jogo verificarão entre si quem tem a melhor mão. Se algum jogador apostar e nenhum dos outros pagar , recolherá as fichas sem mostrar seu jogo. A abertura mínima, na primeira distribuição, é um par de Valetes; se todos passarem, na segunda, par de Damas, e assim por diante, até chegar a dois pares. Em alguns círculos a abertura é livre.


 Poker com curinga

Às cartas normais, acrescenta-se um curinga, que assumirá o valor de qualquer carta. A escala de valores das mãos é alterada, pois logo abaixo do Royal Straight Flush o maior jogo será o de cinco cartas do mesmo valor. (Exemplo: 4 Reis e um curinga, valendo como cinco Reis).


 Poker miséria

A ordem de valores dos jogos é invertida, ganhando sempre que tiver a pior mão. Alguns grupos jogam o que se chama "Quem dá, manda", isto é, o jogo varia a cada mão, de acordo com a vontade do distribuidor, que deverá anunciar, enquanto as cartas, que modalidade deseja jogar.


Community card poker

Community card poker (ou poker de cartas comunitárias) é uma variante de poker na qual algumas das cartas são dispostas à mesa, de forma a ser compartilhada por todos os participantes do jogo. Nesta modalidade, cada jogador recebe uma quantidade de cartas (conhecidas em inglês como hole cards) que
formam uma mão incompleta, que por sua vez são combinadas com as cartas comunitárias para se formar um jogo completo. O Texas Hold'em, que é atualmente a modalidade mais popular de poker, é um jogo de cartas comunitárias.


Texas Hold'em

Este é o estilo de poker jogado nos programas de televisão e na maioria dos sites de poker online. É um poker aberto, em que os jogadores recebem duas cartas fechadas e são dispostas cinco abertas sobre a mesa. Para vencer, o jogador deve combinar suas duas cartas fechadas com três das cinco abertas ou a melhor combinação, podendo usar as cinco cartas comunitárias. Ao contrário do poker aberto tradicional, as cartas abertas são as mesmas para todos os participantes.

São quatro rodadas de apostas: uma depois que os participantes recebem as duas cartas fechadas, outra assim que são colocadas na mesa três cartas abertas de uma só vez (chamadas de "Flop") e outras duas após serem abertas duas cartas na mesa (denominadas "Turn" e a "River"), uma por vez, totalizando sete cartas em jogo para cada competidor. O Texas Hold'em não prevê troca de cartas.

Nesta variação de poker, antes das cartas serem distribuídas, os dois jogadores à esquerda do carteador (também chamado de "crupiê" e identificado por um botão que fica à sua frente na mesa) devem fazer suas apostas, chamadas de "Big Blind" e "Small Blind".

O Small Blind paga metade do valor da aposta do Big Blind e os outros participantes devem cobrir ou aumentar a quantidade de fichas apostadas para seguirem no jogo. Se alguém subir a aposta, os demais precisam pagar a diferença para jogarem.

Distribuídas as cartas fechadas, o jogador à esquerda do Big Blind poderá sair do jogo, cobrir a aposta ou aumentar o valor (também chamado de "relançar"). Os outros participantes também optam por umas destas três jogadas. Ao final desta primeira rodada de apostas, o crupiê apresenta o Flop (as três cartas abertas iniciais).

Acontece então a segunda rodada de apostas, iniciada pelo jogador à esquerda do crupiê(carteador). Em seguida, o carteador coloca o Turn na mesa (a quarta carta aberta). Segue-se outra rodada de apostas, iniciada novamente pelo jogador à esquerda do crupiê. Encerrada a terceira rodada de apostas, é colocada na mesa o River (quinta carta aberta).

Os participantes então fazem a última rodada de apostas e mostram seus jogos (conhecido como "showdown"), a começar pelo último que abriu as apostas ou relançou.

Somente este jogador tem obrigação de mostrar seu jogo. Os demais, se perceberem que não podem vencer, podem deixar suas cartas escondidas. Porém, se alguém possuir um jogo maior, deve mostrar a todos. A maior combinação leva todas as fichas.

Existem algumas variações no Texas Hold'em quanto ao limite máximo no valor de uma aposta. O No Limit Hold'em permite o chamado "all-in", ou seja, apostar tudo que se tem. Porém, nenhuma aposta pode ser inferior ao pingo, o valor apostado para entrar na partida.

O Limit Hold'em só aceita o valor máximo definido pelos jogadores no início da partida, que poderá ser apostado após o Turn e o River e apenas a metade poderá ser colocada no Flop. Já o Pot Limit Hold'em aceita que o jogador aposte no máximo a quantidade de fichas colocadas na mesa até aquele momento.


 Classificação das jogadas

JogadaJogada inglesaDescriçãoCombinações possíveis
1Sequência RealRoyal Straight FlushSão 5 cartas seguidas do mesmo naipe até ao As. Royal Flush.png4
2Sequência de mesmo naipeStraight FlushSão 5 cartas seguidas do mesmo naipe que não seja do 10 até ao As.Imagem:Straight Flush.png36
3Quadra ou PokerFour of a kindSão 4 cartas iguais, caso de empate ganha o jogador com a Quadra ou Poker cartas mais alta, se permaneça o empate ganha o que possuir a carta mais alta.Imagem:Poker.png624
4Full House ou Full HandFull House or Full Handuma trinca e um par, caso de empate ganha o jogador com o trinca mais alta, caso permaneça o empate ganha aquele com o maior par, caso permaneça o empate ganha o que possuir a maior carta.Imagem:Full.png3.744
5Flush ou CorFlushSão 5 cartas do mesmo naipe sem serem seguidas, caso dois jogadores possuam Flush ou Cor ganha aquele que possuir uma outra carta mais alta, caso nenhum dos jogadores possuam outras cartas ocorre um empate.Imagem:Flush.png5.108
6SequênciaStraightSão 5 cartas seguidas de naipes diferentes, caso empate ganha aquele com a maior sequência.Imagem:Straight.png10.200
7Trinca ou TrioThree of a kindSão 3 cartas iguais mais duas cartas diferentes, caso empate ganha aquele com a maior trinca.Imagem:Three of a kind.png54.912
8Dois ParesTwo PairsSão 2 pares de cartas, caso empate ganha aquele com maior par maior, se empatar ganha o que possuir o maior par menor, caso empate ganha aquele que possuir a maior carta.Imagem:Two Pairs.png123.552
9ParOne PairSão 2 cartas iguais e três diferentes, Caso empate ganha aquele que possuir o maior par, caso empate ganha aquele que possuir a maior carta.Imagem:One Pair.png1.098.240
10Carta AltaHigh CardGanha quem tiver a carta mais alta.Imagem:No Pair.png1.302.540


Blefe (em Portugal Bluff, utilizando a grafia do inglês)

É um recurso empregado no poker, tendo por finalidade ganhar com jogo pequeno, fingindo ter um grande jogo. Isto é feito por meio de aposta elevadas; se os demais tiverem jogo fraco ou apenas razoável, não pagarão e, nesse caso, o blefador não precisará mostrar suas cartas. O blefe exige experiência e sangue frio.

O blefador sistemático, que fica conhecido por nunca blefar, também levará desvantagem, pois quando apostar, ninguém pagará, sabendo que seu jogo é muito grande. Porém ele ganha uma vantagem pois, quando ele realmente blefar, todos pensarão que ele está com o jogo bom. É preciso saber dosar e variar, não estabelecendo um padrão de jogo.

Probabilidades
Ao receber 5 cartas do baralho de 52 cartas (13 de cada naipe),as chances de se obter determinada combinação são:

  • Royal Straight Flush: 0,0001539%

  • Straight Flush: 0,0013852%

  • Four of a Kind: 0,012%

  • Full House: 0,144%

  • Flush: 0,1980792%

  • Straight: 0,3546034%

  • Trinca: 0,7843%

  • Dois Pares:7,353%

  • Par: 14,706%

Escuro

É apenas uma variante no sistema de aposta. O pingo inicial é, por convenção, proporcionalmente crescente. O carteador põe uma ficha, o primeiro à sua esquerda porá duas, o seguinte quatro etc. Para o jogo não ficar muito violento, o escuro geralmente é feito por três ou quatro jogadores apenas. O último a pingar é chamado de dono do escuro ou escurante.

Ele terá o direito de aumentar as apostas, se quiser, antes da troca de cartas. Assim, distribuídas as cartas, o jogador seguinte ao escurante deverá decidir se acompanhará o jogo; se desejar fazê-lo, porá na mesa o mesmo número de fichas que o escurante. Da mesma forma agirão os outros. Os que já tiverem pingado uma ou duas fichas, deverão completar ou sair, perdendo o que já jogaram.

O carteador, antes de proceder à troca de cartas, deve consultar o escurante, pois este poderá aumentar as apostas. Após a troca, o dono do escuro será o último a falar e só terá direito a aumentar qualquer aposta que seja feita pelos demais. Se o escurante repicar, o contra-repique será livre.


Kicker

Muitas jogadas do poker são decididas através da carta que não participa das jogada principal do jogador, em caso de empate, chamada de carta kicker. Por exemplo: se em uma disputa dois jogadores possuem o jogo Rei, Rei, 9, 9, Ás e Rei, Rei, 9, 9, 10, tanto a carta Ás do primeiro jogador quanto a carta 10 do segundo são kickers. Nesse caso o primeiro jogador ganha, pois possui kicker mais alto. Tal fator de desempate porporciona ainda mais emoção ao jogo.


 Curiosidades

  • Não existe respaldo por lei brasileira ao jogador de pôker online, amador ou profissional, que porventura venha a ter dificuldades em receber o dinheiro de prêmios ligados a jogos de azar pela internet.

  • A versão mais antiga do jogo chamava-se As-nas e surgiu na Pérsia, no século XV.

  • Nos Estados Unidos se joga sempre com o baralho completo, qualquer que seja o número de parceiros.

  • Não se deve blefar contra um mau jogador. Pois o mau jogador no poker é tratado como "A exceção que comprova a regra".

  • Com dois pares de mão, a chance de full hand ou podemos chamar de full house é tão remota quanto fechar uma seqüência precisando de uma carta no meio já no River.

  • Pedir uma só carta para trinca, recebida de mão, não altera as chances de full hand.

  • poker, como é conhecido no Brasil, é originário da Europa e corresponde a apenas duas ou três das mais de cem modalidades praticadas nos Estados Unidos e no resto do Mundo.

  • Slot player é como é conhecido o jogador que joga texas contando exclusivamente com a sorte, jogando com qualquer mão e de qualqer maneira.

  • poker vem do inglês poker, que originou-se do francês poque, que por sua vez derivou-se do alemão pochen, que significa bater.

  • Em Agosto de 1876Wild Bill Hickok foi assassinado a tiros no meio de um jogo de põquer. De sua mão caíram dois pares de oito e de ases, todos de naipes pretos (pausespadas).
    Essa mão passou a ser chamada a mão do homem morto (dead man's hand).

Bom é isso, agora que você já sabe todas as regras, jogue Poker Texas Hold'em Sem Limites online!

9 comentários:

  1. gostei muito de como jogar poker agora posso nser uma das melhores jogadoras obrigada

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  2. Obrigado a você! Fico feliz que tenha gostado. Vamos escrever mais posts como esse mais sobre os outros jogos. Aguarde. Enquanto isso, se você usa o twitter pode seguir o jogatina em www.twitter.com/jogatinanews e ficar sabendo de tudo antes. Um abraço e aproveite para jogar poker online agora!

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  3. Carlos cordeiro Neto1 de outubro de 2009 às 16:53

    gostaria saber se dois jogadores fizerem uma sequencia ate valete quem ganha ojogo ?

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  4. Carlos cordeiro Neto1 de outubro de 2009 às 17:04

    @Carlos cordeiro Neto

    Carlos cordeiro Neto :
    gostaria saber se dois jogadores fizerem uma sequencia ate valete quem ganha ojogo ?

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  5. Quero sabe: Quem é o ganhador quando ocorrer de virar uma quadra de "Ases" e um (dois), como saber quem é ganhadro da rodada

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  6. A Quadra, ou Poker, é a segunda maior combinação. Leva o a rodada quem completar a seqüência de 4 ases.

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